Existem três tipos de pneus referidos neste artigo que podem ser utilizados para quase todas as condições invernosas: os pneus de inverno, os pneus para todas as condições meteorológicas e os pneus All-season (para todas as estações). Qual é a diferença entre eles? Os pneus de inverno têm boa aderência em solos frios e em estradas húmidas abaixo de 7ºC. Muito próximo encontram-se os pneus para todas as condições meteorológicas como os MICHELIN CrossClimate que é o primeiro pneu de verão com certificação de inverno. As performances deste pneu são impressionantes: aderência em curva, travagem em solos molhado e seco, duração e eficiência energética sem renunciar a nenhuma performance. Por outro lado, os pneus All-season estão entre os pneus de inverno e os de verão resultando, assim, numa solução baseada num bom equilíbrio.
Conduzir no inverno pode ser um desafio. Chuva, frio, neve e gelo fazem com que as estradas fiquem escorregadias. Prepare o seu veículo para viajar em condições invernosas com pneus de inverno Michelin ou com pneus para todas as condições meteorológicas MICHELIN CrossClimate. Não por uma questão de bom senso mas porque nalguns países europeus a legislação assim obriga.
Possivelmente não seja a sua prioridade número um em mudar os seus penus de verão para os de inverno ou para qualque condição meteorológica. No entanto, o ideal é montá-los antes que chegue o frio em pleno. Não espere as chuvas de inverno e a neve para mudar os seus pneus.
Em alguns países europeus, onde existem períodos prolongados de temperaturas extremas, os pneus de inverno são obrigatórios, Nos países em que os pneus de inverno são obrigatórios por lei, deve continuara a
prepara o seu veículo para as possíveis inesperadas e repentinas baixas temperaturas, chuvas, neve e gelo. As estradas invernosas são menos seguras com pneus de verão, porque montar pneus de inverno ou pneus para todas as condições meteorológicas é a melhor opção. Estes pneus oferecem-lhe maior aderência, comportamento e reduzem a distância de travagem em estradas escorregadias.
Recomendamos montar quatro pneus para todas as condições meteorológicas no seu carro. Ao travarmos, o facto de utilizar nas quatro rodas diferentes tipos de pneus num veículo pode desequilibrar o mesmo, sobretudo, em condições meteorológicas complicadas ou quando necessitamos de levá-lo ao limite, como por exemplo nos casos de emergência. Por esta razão, recomendamos montar quatro pneus Michelin e não esquecer a roda sobresselente.
Se está preparado, pode desfrutar da condução em consições invernosas. Os pneus de inverno
Michelin Alpin sõa uma boa escolha nos países que requerem
pneus de inverno. O
MICHELIN CrossClimate é um pneu de verão com certificação de inverno, ou seja, pode ser utilizado em condições invernosas. De facto, em alguns países europeus a regulamentação sobre pneus de inverno apenas permite conduzir com pneus de inverno ou pneus para todas as condições meteorológicas, mas em caso de condições invernosas severas (montanha, neve e gelo) a Michelin recomenda equipar o seu veículo com
pneus de inverno.
Como reconhecer um pneu de inverno?
Os pneus de inverno são obrigatórios em alguns países europeus que sofrem temperaturas severas em períodos prolongados durante o inverno. Na maioria dos países a profundidade mínima de escultura é de 3mm (em certos países é de 4 mm). Os pneus de inverno ter a marcação M+S no flanco (nalguns países é obrigatório utilizar pneus de inverno que contenham algumas das seguintes marcações: 'M&S', 'MS', 'M.S', 'M+S', 'M-s' ou 'Mud and Snow’). O símbolo dos três picos de montanha com um copo de neve (3PMSF) é uma marcação adicional nos pneus M+S que indica que foram concebidos para condições invernosas rigorosas.