Se é um motociclista que anda de moto durante todo o ano, não pode deixar de falar dos pneus de inverno e da sua utilização obrigatória. Saiba a seguir se e para quem os pneus de inverno são obrigatórios para as motos e por que razão deve estar sempre prevenido durante a estação fria.
Para os condutores de camiões e de automóveis, a questão está regulamentada de forma relativamente clara: Os pneus dos automóveis têm de ser marcados com o chamado símbolo alpino (pictograma de montanha com um floco de neve colocado no centro) em condições de inverno, de modo a cumprirem a obrigação situacional dos pneus de inverno.
Os motociclos, scooters e ciclomotores estão isentos desta obrigação de pneus de inverno até nova ordem. A principal razão é que quase não existem pneus de motociclos adequados para utilização no Inverno com o piso necessário e compostos de borracha especiais. Uma excepção é, por exemplo, o Metzeler Feelfree Wintec, que é explicitamente um pneu de scooter com mais aderência na neve ou no gelo negro. Os pneus para motas com o símbolo Alpine não estão geralmente disponíveis para motas. A razão é que os testes de acordo com o regulamento 117 da ECE não são possíveis para os pneus de inverno para motociclos, ao contrário dos pneus para automóveis.
Quando se trata de pneus de inverno obrigatórios para automóveis, a chamada recomendação O a O é utilizada como regra geral. Os pneus de inverno são recomendados de Outubro à Páscoa, consoante a região. Devido ao facto de, muitas vezes, não estarem disponíveis no mercado pneus de inverno adequados para motociclos, scooters e ciclomotores, esta recomendação não pode ser respeitada.
Os especialistas dizem-nos que, se houver neve ou gelo negro na estrada, deve abster-se de fazer uma viagem, se possível. O lema principal é: responsabilidade pessoal e auto-protecção. Eis alguns conselhos para atravessar o Outono e o inverno na sua moto, scooter ou ciclomotor com todo o cuidado:
Em última análise, cabe-lhe a si, enquanto motociclista, decidir se prefere deixar a sua moto na garagem durante o inverno ou aventurar-se num ou noutro passeio. Do ponto de vista legal, como já foi referido, esta situação não é problemática em boas condições climatéricas. Em estradas secas, os pneus normais da sua mota têm aderência suficiente para o levar em segurança até ao seu destino.
Tal como acontece com os pneus de automóvel, existe uma designação para os pneus de motociclos com várias especificações. A informação está claramente impressa no flanco do pneu. Trata-se de letras e números que fornecem informações sobre os critérios a seguir indicados:
Quantidade: %entry-quantity%
Preço por unidade: %entry-formattedTotalPrice%