O processo natural de envelhecimento
Para além do desgaste no piso causado pela condução, os pneus de autocaravana estão sujeitos a um processo de envelhecimento normal, influenciado por várias condições climatéricas. Um processo que ocorre, independentemente da quilometragem, mesmo que utilize a sua autocaravana apenas uma ou duas vezes por ano durante as suas férias ou pequenas viagens.Algumas das características que identificam tipicamente o envelhecimento incluem fissuras visíveis nas laterais, que pode representar um perigo bastante real. Da mesma forma, a descoloração também indica o nível de envelhecimento dos seus pneus. Estes fatores indicam a necessidade de comprar novos pneus assim que possível.
Como determino a idade dos pneus da minha autocaravana?
Consegue descobrir a idade dos pneus da sua autocaravana através do seu número DOT. É um número com quatro dígitos gravado na parede lateral do seu pneu. Os primeiros dois números representam o mês, os últimos dois indicam o ano de fabrico. Pode utilizar esta informação para determinar a idade exata dos seus pneus.
Qual é a idade máxima dos pneus para passarem na inspeção?
O facto de não existirem quaisquer requisitos legais para a idade dos pneus. Isso aplica-se a ambos os pneus para automóveis e autocaravanas, embora o desgaste causado nos pneus por cada quilómetro seja significativamente maior em autocaravanas. Se a quilometragem for baixa e os pneus estiverem em boa condição, os inspetores podem aprovar pneus com uma idade de até 10 anos.No entanto, os especialistas recomendam uma mudança de pneus após um período máximo de 5 a 6 anos. A razão é o processo de envelhecimento descrito anteriormente, que se desenvolve automaticamente nos compostos de borracha ao longo do tempo. Mesmo que isso implique um gasto adicional, deve comprar pneus novos para a sua autocaravana de acordo com os prazos recomendados para garantir a sua segurança de todos os passageiros.