Estado da encomenda x
Fazer logoff

308 800 562308 800 562

X
Necessita de ajuda?
Aqui nós levamos você passo a
passo para
o pneu
certo.
Procura de pneus
Largura
Altura
Diâmetro
Reifen Finden

Através do automóvel
Marca:
Linha de modelo:
Ano de fabrico / Tipo:
Série / Versão:

Encomende pneus de autocaravana e comece a sua jornada em paz

Selecionar os pneus certos para a sua autocaravana é crucial para garantir a melhor aderência em estrada e viajar com o nível mais elevado de segurança. Devido à variedade de modelos de autocaravanas, a gama de pneus disponibilizada é bastante extensiva. Abaixo pode encontrar mais informações sobre a designação CP, a razão pela qual os pneus de autocaravana não devem ultrapassar uma determinada idade e a melhor forma de encontrar os pneus ideais.

O que significa a marca CP em pneus?

A abreviação CP refere-se a pneus especialmente fabricados para autocaravanas. Se os pneus forem assinalados com um simples C, isso significa que são pneus para veículos comerciais ou de carga, tipicamente utilizados em carrinhas de transporte, carrinhas familiares e camiões leves. A principal diferença é que os pneus CP para autocaravanas oferecem maior capacidade de sobrecarga. Esta vantagem é possível através da sua subestrutura reforçada. Adicionalmente, os pneus são menos sensíveis a passeios ou calçadas, superfícies com gravilha e obstáculos semelhantes na estrada. Além disso, é possível encher este tipo de pneus com uma pressão de até 5.5 bar. Este é um aspeto importante, caso pretenda maximizar a capacidade de carga do seu veículo.
Dica:Considere o índice de carga (IC) antes de comprar novos pneus para sua autocaravana. Dependendo do modelo, é um número com dois ou três dígitos:
  • Pneus com um índice de 118 sustentam cerca de 1320 kg cada, permitindo um peso total de 5280 kg.
  • Para autocaravanas clássicas com até 3.5 toneladas (3500 kg), um IC de 103 com uma capacidade de carga de 875 kg por pneu é suficiente.

Os pneus CP são obrigatórios para autocaravanas?

Pneus C com uma capacidade de carga adaptada para o veículo fazem parte do equipamento básico de imensas autocaravanas. No entanto, este tipo de pneu não é obrigatório. No entanto, são recomendados caso pretenda aumentar a sua capacidade máxima de carga como precaução. Adicionalmente, pneus de elevada qualidade para autocaravanas incluem paredes laterais com proteção adicional e bloqueadores de desgaste integrados lateralmente para aumentar a sua vida útil.

Quanto duram os pneus para autocaravanas?

O tempo de vida útil dos seus pneus de autocaravana não pode ser determinado por um número fixo de quilómetros – independentemente de serem pneus C ou CP. Existem vários fatores a considerar para determinar o tempo de vida útil do pneu, que iremos apresentar abaixo.

Piso dos pneus de autocaravana

Como em todos os outros tipos de pneus, o piso restante nos seus pneus é um identificador importante para determinar a necessidade de comprar novos pneus para a sua autocaravana. O requisito legal é uma profundidade mínima do piso igual ou superior a 1,6 mm. Idealmente, deve medir a profundidade no centro do piso, uma vez que esta área tem mais contacto com o asfalto.
Para além de medidores de profundidade, pode utilizar uma moeda de €1, com a sua borda exterior de 3 mm, para medir a profundidade do piso dos seus pneus. Caso a borda não fique visível, é seguro utilizar os pneus. O tipo de pneus para autocaravana que utiliza possuem diferentes profundidades de piso. Seguem recomendações para pneus de inverno, de verão e para todas as estações:
  • Para pneus de verão, recomendamos uma profundidade do piso igual ou superior a 3 mm.
  • Para pneus de inverno e todas as estações, recomendamos uma profundidade do piso igual ou superior a 4 mm.
Nota:Utilizar os pneus até atingirem o limite legal pode comprometer a sua segurança na estrada.
rv-tyre

O processo natural de envelhecimento

Para além do desgaste no piso causado pela condução, os pneus de autocaravana estão sujeitos a um processo de envelhecimento normal, influenciado por várias condições climatéricas. Um processo que ocorre, independentemente da quilometragem, mesmo que utilize a sua autocaravana apenas uma ou duas vezes por ano durante as suas férias ou pequenas viagens.Algumas das características que identificam tipicamente o envelhecimento incluem fissuras visíveis nas laterais, que pode representar um perigo bastante real. Da mesma forma, a descoloração também indica o nível de envelhecimento dos seus pneus. Estes fatores indicam a necessidade de comprar novos pneus assim que possível.

Como determino a idade dos pneus da minha autocaravana?

Consegue descobrir a idade dos pneus da sua autocaravana através do seu número DOT. É um número com quatro dígitos gravado na parede lateral do seu pneu. Os primeiros dois números representam o mês, os últimos dois indicam o ano de fabrico. Pode utilizar esta informação para determinar a idade exata dos seus pneus.

Qual é a idade máxima dos pneus para passarem na inspeção?

O facto de não existirem quaisquer requisitos legais para a idade dos pneus. Isso aplica-se a ambos os pneus para automóveis e autocaravanas, embora o desgaste causado nos pneus por cada quilómetro seja significativamente maior em autocaravanas. Se a quilometragem for baixa e os pneus estiverem em boa condição, os inspetores podem aprovar pneus com uma idade de até 10 anos.No entanto, os especialistas recomendam uma mudança de pneus após um período máximo de 5 a 6 anos. A razão é o processo de envelhecimento descrito anteriormente, que se desenvolve automaticamente nos compostos de borracha ao longo do tempo. Mesmo que isso implique um gasto adicional, deve comprar pneus novos para a sua autocaravana de acordo com os prazos recomendados para garantir a sua segurança de todos os passageiros.

Pneus para todas as estações ou pneus de carava para verão e inverno?

Caso seja apaixonado por viagens e campismo, é necessário considerar que tipo de pneus deve selecionar para a sua autocaravana. A utilização de pneus para todas as estações, pneus de verão ou inverno depende do seu destino e do clima no momento da viagem. Abaixo pode encontrar algumas dicas para o ajudar a escolher.

Regras e regulamentos em pneus para todas as estações

Quer sejam pneus C ou CP: Existem novos regulamentos aplicáveis a ambas as variantes desde 2018. Anteriormente, era obrigatório utilizar pneus M+S (estas duas letras representam as palavras mud e snow, que significam lama e neve). Caso esteja atualmente à procura de novos pneus para todas as estações, estes devem conter o novo símbolo “floco de neve” no seu rótulo. Também pode utilizar pneus M+S produzidos antes de 2018 até 2024.
Importante:Caso viaje para o estrangeiro com a sua autocaravana, é necessário conferir os regulamentos legais.

Os especialistas: pneus de verão e inverno

Caso seja um condutor de autocaravana que viaja ao longo de todo o ano, é recomendada a utilização de pneus de verão e pneus de inverno. De acordo com a estação, é possível tirar partido de todo potencial dos pneus em todos os tipos de condições de estrada – independentemente do tempo seco ou húmido, ou da presença de neve sob as suas rodas. Se necessário, leve consigo correntes de neve para acampar em regiões alpinas.

Encomendar pneus adequados para autocaravanas populares

De acordo com várias estatísticas, a tendência para conduzir autocaravanas têm aumentado substancialmente ao longo de vários anos. As recentes medidas implementadas pela presença do Coronavírus também contribuíram para os recordes atuais no número de registos. Atualmente, Portugal não possui um registo para autocaravanas, mas estima-se que o número de condutores tenha alcançado os 5000. Entre os mais populares podemos encontrar modelos da Fiat, com o conhecido Ducato a servir como modelo base. A conversão é realizada por várias empresas. Adicionalmente, existem autocaravanas luxuosas baseadas em outros veículos de grandes dimensões, completamente personalizadas para satisfazer os desejos e necessidades pessoais de clientes, que excedem frequentemente o limite de 7.5 toneladas. Neste caso, obviamente, é necessário utilizar pneus para camião.Para novos veículos, existem vários tipos de combinações de jante/pneu disponíveis. Caso necessite de trocar os pneus da sua autocaravana, devido a desgaste do piso ou envelhecimento, deve verificar o número DOT para determinar a idade exata dos seus pneus. Pode encontrar este número diretamente nos pneus. A combinação de números e letras e o seu significado é ilustrado no seguinte exemplo:

225/65 R16 91 CP 109 Q
  • Largura do pneu:a largura é 225 mm.
  • Relação altura-largura:o número 65 indica que a altura do pneu equivale a 65% da largura do pneu.
  • Tipo de pneu:a letra R indica pneus radiais, típicos para autocaravanas.
  • Tamanho da jante:os dois dígitos imediatamente após a indicação do tipo. Tem 16 polegadas.
  • Tipo:CP significa Camping (campismo), C para Cargo (carga) ou Commercial (comercial). Ambas são possíveis.
  • Índice de carga:com o índice 109, cada pneu da autocaravana consegue suportar uma carga de 1030 kg. Caso conduza uma autocaravana de 3.5 toneladas, a reserva de carga é correspondentemente elevada.
  • Índice de velocidade:Pneus com o índice Q permitem velocidades de até 160 km/h.

  • Nota:Para autocaravanas com até 3.5 toneladas, siga as diretrizes aplicáveis para automóveis ligeiros de passageiros. Veículos com até 7.5 toneladas podem conduzir a uma velocidade máxima de 50 km/h dentro de localidades e 100 km/h em autoestrada.Recomendamos a seleção de pneus C ou CP para a sua autocaravana, pela sua capacidade de carga superior. Certifique-se que o índice de carga não é menor do que o peso total do veículo permissível por lei. Idealmente, deve existir uma reserva de carga disponível para aumentar a segurança. Entregamos rapidamente pneus de autocaravana, sem custos de envio em encomendas com dois ou mais pneus. Encomende já!