O tempo pode mudar instantaneamente durante o Inverno, e com isto, também as condições da superfície das estradas. Os pneus de inverno têm que oferecer sempre um alto nível de segurança, tanto sobre piso seco, temperaturas baixas, como sobre neve e gelo. A marcação M+S exposta na parede do pneu (por vezes também indicada pelas abreviações M&S ou M.S.) indica que se trata de um pneu para inverno e ademais de um pneu de todas as estações do ano, aptos para rodarem sobre neve. Alguns pneus com a marcação M+S possuem ademais um floco de neve que indica um pneu com um padrão de qualidade muito elevado.
O segredo é a mistura certa
Uma excelente aderência em estradas cobertas de gelo e neve é a característica crucial de um pneu de inverno. Os pneus de inverno são produzidos com compostos de borracha que são resistentes a temperaturas baixas. Isto permite que os pneus de inverno se adaptem às condições adversas que predominam durante o inverno.
O desenho adequado nos pneus de inverno
Os pneus de inverno distinguem-se por uns sulcos maiores e possuem adicionalmente lamelas que se abrem e fecham para optimizarem a aderência e o potencial de travagem sobre o piso. O resultado é estbilidade na direcção junto com uma boa tracção, mesmo sob condições desfavoráveis.
Protecção contra aquaplaning durante o inverno
O risco ao aqualplaning aumenta drasticamente durante o inverno devido à camada fina de agua que permanece sobre as estradas. Os pneus de inverno possuem um excelente escoamento da agua o que reduz o risco ao aqualplaning, proporcionando aos conductores um maior controle sobre o veiculo em todas as situações.
O pneu adequado para cada tempo
O código de estrada não obriga o uso de pneus de inverno. Porém os especialistas de segurança recomendam a montagem dos pneus de inverno com a marcação M+S entre outubro até à Páscoa.