Estado da encomenda x
Fazer logoff

308 800 562308 800 562

X
Necessita de ajuda?
Aqui nós levamos você passo a
passo para
o pneu
certo.
Procura de pneus
Largura
Altura
Diâmetro
Reifen Finden

Através do automóvel
Marca:
Linha de modelo:
Ano de fabrico / Tipo:
Série / Versão:

Pneus para carros elétricos e híbridos


Com cada vez mais registos deste tipo de veículos, os automóveis elétricos e híbridos já não são apenas uma tendência, tornando-se lentamente um setor permanente no mercado. Naturalmente, são necessários pneus especiais para automóveis elétricos (ou veículos elétricos no geral) e híbridos.

O que deve considerar ao selecionar os seus pneus


Aderência segura, conforto elevado na condução, e economia – são estas as especificações. Não é uma tarefa fácil para a indústria dos pneus. Desenvolver pneus de qualidade para veículos elétricos requer uma investigação intensiva. Os melhores fabricantes estão particularmente dispostos a investir o capital necessário em inovações que permitam aumentar a longevidade, sem negligenciar a segurança. Os modelos de pneus convencionais com baixa resistência ao rolamento (reconhecidos pela sua classificação AA) e capacidade elevada de carga também podem ser adequados. Ou, pode jogar pelo seguro e optar pelos pneus homologados, aprovados especificamente para o seu veículo pelo seu fabricante. Pode descobrir se esta opção está disponível no seu caso, na nossa secção de pesquisa de pneus, sob o separador “Sobre a seleção de carros”. Na nossa loja online, oferecemos uma vasta gama de pneus especificamente desenvolvidos para satisfazer esses requisitos.

Quais são os últimos pneus dos fabricantes?


Entretanto, o termo “alto e estreito” foi estabelecido para pneus adequados a veículos elétricos. Esta designação refere-se a pneus com uma circunferência larga e banda de rolamento estreita, sendo pneus especificamente desenhados para automóveis elétricos. Alguns dos principais fabricantes oferecem pneus especiais para automóveis elétricos:

Uma nova geração: Pneus HL para pesados

Veículos elétricos pesados e SUVs elétricos ou híbridos colocam mais peso sobre a estrada, comparativamente a veículos comuns de passageiros. No entanto, estes veículos raramente oferecem qualquer espaço para pneus maiores com capacidades de carga mais elevadas. Por essa razão, a Continental apresenta agora o primeiro pneu para automóveis de passageiros com o novo identificador de índice de carga “high-load” (carga elevada) – ou simplesmente “HL”.

Características de pneus de carga elevada

A diferença entre pneus HL e pneus convencionais é a sua composição. A capacidade de suportar mais carga é o resultado de alterações feitas na estrutura do pneu e os materiais na sua composição. Para providenciar aos seus condutores o pneu perfeito, o fabricante também considerou outros fatores, como a resistência ao rolamento e quilometragem. Um objetivo igualmente importante é manter o ruído de rolamento constantemente baixo.

O primeiro pneu HL foi produzido pela Continental

O índice de carga (IC) indica a carga máxima permissível dos pneus dos veículos. Em janeiro de 2021, a Continental apresentou pela primeira vez os pneus HL com um índice de carga de 101. A capacidade de carga é equivalente a 825 KG. O objetivo era equipar veículos elétricos e híbridos mais pesados com pneus resistentes. Isto é extremamente importante, porque o setor do mercado controlado por estes dois tipos de veículos continua a aumentar. Estatisticamente, estes automóveis pesam em média mais 300 KG, comparativamente a versões com motores a gasolina ou diesel. Isto apresenta um grande desafio, uma vez que o espaço para utilizar pneus maiores no seu carro é limitado.
Em contraste com os pneus XL anteriores, com um índice de carga de 98, a capacidade de carga dos pneus HL da Continental aumentou em 10%, de 750 KG para 825 KG por pneu. Nota importante: A pressão do pneu permaneceu inalterada, em aproximadamente 2.5 BAR. Também é possível conhecer o índice de carga especificado para o seu veículo na parte 1 do registo automóvel (livrete). Os últimos dois ou três dígitos são relevantes. Isto é importante, pois ao tentar aumentar a capacidade de carga do seu veículo, é possível que exceda o índice de carga do ponto de vista legal.

Requisitos de pneus para carros elétricos


  • Segurança
    Como sempre, a regra é: Segurança primeiro! Os pneus para veículos elétricos devem garantir aderência adequada e distâncias de travagem satisfatórias, especialmente em condições climatéricas adversas. A segunda letra na etiqueta de pneus – idealmente um A – indica excelentes propriedades de travagem em piso molhado.
  • Baixa resistência ao rolamento e maior capacidade de carga
    Os carros elétricos são normalmente mais pesados, devido ao peso das baterias que contêm. Os pneus utilizados devem equilibrar cuidadosamente o aumento de carga com a resistência ao rolamento, desgaste do pneu e consumo de energia. Alguns fabricantes oferecem pneus com a classificação XL para veículos mais pesados. Alcançar a menor resistência ao rolamento possível (classe de eficiência A) continua a ser o objetivo principal: quanto menor for a resistência, maior será a autonomia do veículo.
  • Torque
    Devido à sua tração elétrica, níveis mais elevados de torque atuam sobre os pneus de automóveis elétricos e híbridos no momento da aceleração, comparativamente ao torque exercido em veículos a gasóleo ou gasolina. Adicionalmente, este fator também afeta a quilometragem.
  • Nível de ruído
    Um nível baixo de ruído aumenta certamente o conforto em marcha. Uma vez que os veículos elétricos são praticamente silenciosos, este também é um fator importante a considerar no momento da compra dos seus pneus.

Carros elétricos populares e os pneus certos

Os carros elétricos mais vendidos em 2020. Pode encontrar os pneus certos na nossa loja. Basta utilizar o link para efetuar uma pesquisa detalhada do seu veículo.

# Modelo Buscar pneus
1 Renault Zoe Procura de pneus Renault Zoe
2 VW e-Golf Procura de pneus VW e-Golf
3 Tesla Model 3 Procura de pneus Tesla Model 3
4 VW ID.3 Procura de pneus VW ID.3
5 Hyundai Kona Elektro Procura de pneus Hyundai Kona Elektro
6 TSmart Fortwo Procura de pneus TSmart Fortwo
7 VW e-Up Procura de pneus VW e-Up
8 BMW i3 Procura de pneus BMW i3
9 Audi E-Tron Procura de pneus Audi E-Tron
10 Opel Corsa-e Procura de pneus Opel Corsa-e
Label: A-A-68

Etiqueta de pneus da UE e carros elétricos


A etiqueta de pneus da UE pode ajudar-me a encontrar os pneus certos para o meu carro elétrico?

Sim, uma vez que a etiqueta de pneus da UE providencia informações sobre propriedades do pneu em três áreas:

a) Classe de eficiência

b) Aderência em piso molhado

c) Nível de ruído

Um bom pneu, especificamente para carros elétricos, deve apresentar nota A na classe de eficiência e aderência em piso molhado. Proprietários de veículos que dão imensa importância ao conforto durante a condução optam por um pneu com um nível baixo de decibéis. Quanto menor for o número, mais silencioso será o pneu. Pneus particularmente silenciosos também são assinalados no ícone da onda de som.

Que pneus são recomendados pela pneucity.com para o seu carro elétrico?

Abaixo poderá encontrar alguns pneus em destaque – disponíveis na nossa loja: