Estado da encomenda x
Fazer logoff

308800562

Continental: O foco da mobilidade em rede deve estar nas pessoas, não nos dados

03/04/2014

• Dr. Elmar Degenhart, CEO da Continental, defende cooperação entre a indústria e transparência no que respeita às ligações dos veículos em rede
• Zero acidentes na estrada já não é uma visão utópica
• Não comprometer a proteção de dados nem a segurança
O trabalho na mobilidade do futuro deve ser direcionado para os clientes e para os seus interesses: “Os acidentes rodoviários têm de ser relegados para o passado. E isto já não é uma visão utópica! De facto, uma proteção dos dados do veículo e da informação sobre os outros intervenientes no trânsito vai permitir que os carros do futuro sejam melhores e evitem acidentes”, sublinhou Elmar Degenhart, Diretor Executivo da Continental durante a sua participação no congresso da VDA (Verband der Automobilindustrie – Associação da Indústria Automóvel) que decorreu em Hanover.
O CEO da Continental fez ainda um pedido: “se continuarmos a ligar os carros em rede e a torná-los parte da internet, o centro da atenção devem ser as pessoas e a sua segurança, não apenas os seus dados. Estamos convencidos que a segurança e a prevenção de acidentes são compatíveis com a proteção e a segurança dos dados”.
Na perspetiva de Degenhart, o carro do futuro receberá informação da internet. Em resposta, o veículo transmitirá informação dos seus próprios sensores a uma infraestrutura inteligente. Assim, estará em constante diálogo com a Cloud e com outros veículos, o que permitirá que esteja constantemente a olhar para “o virar da esquina”, antecipando potenciais perigos. Agirá como um amigo e companheiro cauteloso, mantendo o condutor informado em tempo útil sobre as condições de trânsito naquele momento e avisando-o de qual é a próxima resposta que o seu veículo “tem em mente”. Assim, o carro vai desacelerar antes que surja um ponto negro na estrada. Para Degenhart, este tipo de transparência fará aumentar a confiança dos condutores em sistemas de assistência. Da mesma forma, tornará
possível garantir melhor proteção e segurança dos dados.
A Continental oferece também tecnologias de rede avançadas para os carros. De facto, a empresa já ligou em rede um total de 26 milhões de veículos em todo o mundo com unidades telemáticas. Estas unidades assumem a forma de transmissores e receptores no veículo que facilitam ligações de internet rápidas usando módulos LTE (long-term evolution – evolução a longo prazo /quarta geração de rádios móveis) ultramodernos. Podem ser usados em todo o mundo e em todas as categorias de veículos. No que diz respeito a projetos de pesquisa internacionais a Continental está também fortemente empenhada em fazer progressos na tecnologia de comunicação C2C (car-to-car).
Através da ligação em rede de veículos a Continental pretende criar valor acrescentado para os condutores e para outros utilizadores das estradas. O sistema automático de chamada de emergência (eCall), por exemplo, pode salvar vidas ao garantir que a ajuda chega mais rapidamente ao local do acidente. A Comissão Europeia está a estabelecer a obrigatoriedade da instalação da eCall em veículos novos a partir de 2015. A Comissão espera que nas áreas rurais o tempo médio para a chegada de ajuda seja reduzido para metade. Nas áreas urbanas o tempo de resposta também vai baixar consideravelmente. Outro exemplo é a navegação em rede, em que um veículo informa o outro de engarrafamentos ou obstáculos na estrada, o que contribui para mais segurança, conforto e eficiência no tráfego automóvel.
O 16º Congresso Técnico da VDA teve lugar em Março no Centro de Exposições de Hanover. Os principais temas do congresso foram a segurança automóvel e a eletrónica, assim como o ambiente, energia e a mobilidade em rede. A Continental foi a anfitriã do evento e participa com comunicações sobre ligação de veículos em rede, condução automatizada e aumento da eficiência na tecnologia de condução. A empresa apresentou ainda um protótipo de condução automatizada na exposição tecnológica que decorreu paralelamente ao congresso.
20 of 620 News