Estado da encomenda x
Fazer logoff

308800562

MICHELIN Total Performance Award

20/02/2014

Um milhão de euros para fomentar a inovação
no âmbito da mobilidade sustentável
O novo prémio MICHELIN Total Performance Award, destinado a acelerar a inovação tanto no âmbito da mobilidade sustentável como na competição, será concedido pela primeira vez na edição de 2014 das 24 Horas de Le Mans no próximo mês de junho, tal como se anunciou. Este prémio, que conta com o apoio dos órgãos diretivos das competições de resistência, segue as orientações marcadas pela nova regulamentação técnica.
O prémio recompensará o primeiro concorrente que consiga cumprir cinco critérios que conjuguem performances de duração e eficiência energética. Quando houver um vencedor, o milhão de euros de dotação do prémio será destinado a financiar projetos de investigação em matéria de mobilidade sustentável numa instituição académica independente.
Esta iniciativa enquadra-se numa ação promovida pela Michelin há muito tempo, como explica Pascual Couasnon, diretor da Michelin Motorsport: “Em competição, a Michelin é um parceiro tecnológico que contribui a dar sentido à disciplina. Com base neste princípio, e de acordo com o Automobile Club de l’Ouest, em 2009 introduzimos o MICHELIN Green X Challenge no regulamento de resistência, que já mede e premeia a eficiência energética dos participantes. A partir de este ano, o MICHELIN Total Performance Award continuará com o compromisso do Grupo com a competição, tanto do ponto de vista da sociedade como do meio ambiente”.
Assim como os investigadores da Michelin se esforçam em reunir num mesmo pneu performances em princípio antagonistas no quadro da estratégia Michelin Total Performance, os participantes nas 24 Horas de Le Mans devem realizar uma autêntica façanha para ganhar o MICHELIN Total Performance Award. “Queremos verdadeiramente recompensar uma vitória única no mundo que supõe uma proeza em termos de rendimento, duração e eficiência energética”, sublinha Olivier Vialle, diretor de marketing da Michelin Motorsport.
Os cinco critérios que se vão ter em conta para atribuir o MICHELIN Total Performance Award implicam estes conceitos:
Critério nº 1: A vitória.
Só poderá optar ao prémio o vencedor da classificação geral das 24 Horas de Le Mans.
Critério nº 2: Rendimento numa volta.
O automóvel vencedor deve ter realizado a melhor volta na corrida.
Critério nº 3: Uma distância record.
A equipa vencedora deve percorrer uma distância superior ao record da prova. Esta referência, estabelecida em 2011, é atualmente de 5.410 km cobertos em 24 horas.
Critério nº 4: Baixo consumo de combustível.
O vencedor deve mostrar um consumo de energia de menos de 15% em relação a uma referência de 2013, baseada no consumo energético médio dos veículos da classe LMP1.
Critério nº 5: Baixo consumo de pneus.
A quantidade de conjuntos de pneus usados pela equipa vencedora durante a corrida deve ser inferior ou igual a nove.
Cumprir estes cinco critérios realmente representa um enorme desafio para os participantes. “Este prémio nasce para entregar-se”, insiste Olivier Vialle. “Procuramos adotar critérios ambiciosos mas que nos parecem totalmente alcançáveis. Claro está, para poder bater o record da distância, os competidores devem contar com elementos favoráveis como uma boa meteorologia ou poucas neutralizações da corrida. Igualmente, respeitar o critério relativo aos pneus será um desafio por si só, tendo em conta os pneus mais pequenos que vão entrar em serviço esta temporada. Talvez não seja possível responder este ano a estas cinco condições estabelecidas… Neste caso, o MICHELIN Total Performance Award entrará em jogo em 2015 e nos anos seguintes até que um participante reúna todos os critérios”.
O MICHELIN Total Performance Award premiará o participante mais eficiente independentemente da marca de pneus que usar.
Este premio é fiel a uma longa tradição da Michelin que, já em 1908, criou um Grand Prix MICHELIN, com uma dotação de 100.000 francos, para recompensar o primeiro aviador capaz de descolar de Paris e aterrar no cume do Puy de Dôme, na Auvergne. Este prémio, que equivaleria a 400.000 euros atuais, foi ganho por Eugène Renaux três anos mais tarde.
O MICHELIN Total Performance Award é mais uma mostra do envolvimento do Grupo na procura de uma mobilidade mais sustentável. A isto a companhia soma contínuas investigações técnicas, assim como outras numerosas iniciativas como o MICHELIN Challenge Bibendum, cuja próxima edição decorrerá este ano na China.
20 of 620 News