Estado da encomenda x
Fazer logoff

308800562

A Michelin, o CEA, a Protéus (Grupo PCAS) e a SDTech vão desenvolver duas inovadoras vias para valorizar pneus usados

06/02/2014

Este projeto, dirigido pela Michelin e denominado TREC (Tyre Recycling1) pretende desenvolver duas vias de valorização dos pneus usados: a primeira, TREC Regeneração, consiste em regenerar o composto de borracha para fabricar pneus novos. A segunda, TREC Álcool, permitirá produzir um intermediário químico necessário para sintetizar as matérias-primas usadas na fabricação de pneus.
TREC Regeneração
A SDTech e a Protéus partilharam com a Michelin os seus conhecimentos em matéria de micronização e de desvulcanização seletiva através de ferramentas biotecnológicas com o fim de criar “micropulverizados” que se poderão utilizar como matéria-prima na fabricação de pneus novos eficientes.
TREC Álcool
Pela segunda vez, a Michelin, o CEA e a Protéus vão desenvolver uma cadeia de tecnologias, que vai desde a gaseificação dos pneus usados à produção de álcool por fermentação do gás de síntese que se obtiver (sintegás).
TREC cobre todas as etapas dos processos de investigação e desenvolvimento, desde os conceitos científicos até à validação num demonstrador industrial, passando pela fase piloto, baseando-se na complementaridade das competências e experiências dos parceiros.
Com uma duração de oito anos, TREC dispõe de um orçamento de 51 milhões de euros. O projeto vai receber um financiamento global da ADEME (Agência Francesa de Meio Ambiente e Gestão da Energia) de 13,3 milhões de euros para a Michelin e a SDTech, no quadro de um programa de Investimentos de Futuro1.
Com previsões de crescimento do mercado mundial do pneu, a procura de matérias-primas vai aumentar consideravelmente nos próximos decénios. A implementação de novas vias de valorização de pneus usados é especialmente oportuna.
Com a reincorporação à indústria das matérias recicladas de pneus usados para os novos pneus, as tecnologias desenvolvidas por TREC vão reforçar o nível de conhecimentos na França para desenvolver uma economia circular em correspondência com os setores existentes.
“A estratégia de inovação do Grupo Michelin é sempre fazer o melhor uso possível da matéria-prima. O projeto TREC é um exemplo perfeito de ecoconceção e permitir-nos-á fabricar pneus novos eficientes que integrem matérias-primas de qualidade, extraídas de pneus usados, graças aos conhecimentos do CEA, da Protéus e da SDTech”, referiu Terry Gettys, diretor de Investigação e Desenvolvimento do Grupo Michelin.
“Desde a sua criação em 1998 que a Protéus se tornou em referência em matéria de biotecnologia industrial para o desenvolvimento sustentável”, explicou Juliette Martin, diretora geral da Protéus. “Estamos muito satisfeitos de pôr a potência industrial do nosso catálogo de microrganismos, enzimas e bioprocessos que desenvolve a Protéus ao serviço da estratégia da Michelin em prol de uma mobilidade sustentável”.
“A SDTech é uma empresa inovadora no âmbito dos micropulverizados. Sempre pusemos os nossos conhecimentos ao dispor de projetos cooperativos, tanto na França como a nível intencional”, declarou Jalil Benabdillah, presidente e diretor geral da SDTech. “Para a SDTech é uma honra participar no projeto TREC com parceiros tão conceituados. É o reconhecimento aos nossos conhecimentos em I+D. A confiança que nos deu a Michelin exige-nos ser sempre inovadores e oferecer resultados”.
“Estamos muito satisfeitos por poder oferecer à Michelin a nossa experiência em procedimentos de gaseificação. As equipas do CEA têm a capacidade de conceber e desenvolver processos termoquímicos e, com a nossa ajuda, a Michelin vai poder validar as suas novas tecnologias”, salientou Florence Lambert, diretora do Instituto Liten do CEA.
20 of 620 News