Estado da encomenda x
Fazer logoff

308800562

Michelin no Campeonato FIA de Fórmula E

16/01/2014

Os pneus MICHELIN para esta competição conjugam eletrónica, desportivismo e mobilidade sustentável
A Michelin apresentou o pneu “que se comunica”, desenvolvido para o Campeonato FIA de Fórmula E, ao mesmo tempo que a organização da corrida dava a conhecer o monolugar elétrico no Consumer Electronics Show 2014 (CES), de Las Vegas. Concebido para o Spark-Renault SRT_01E Fórmula E, o veículo que usarão todos os participantes nesta primeira edição do campeonato, este novo pneu MICHELIN incorpora um sistema tipo RFID (Identificação por radiofrequência).
Como fornecedor oficial do Campeonato FIA de Fórmula E, a Michelin desenvolveu um inovador pneu para equipar esta primeira competição de monolugares elétricos, que começará no próximo mês de setembro com o auspício da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Todas as esquadras montarão este pneu nas duas primeiras épocas do campeonato.
Entre as inovações propostas pela Michelin, a integração de um chip eletrónico RFID no pneu será uma grande primícia num campeonato internacional de monolugares. Isto permitirá a identificação por radiofrequência dos pneus disponibilizados aos participantes na corrida. A implantação desta tecnologia abrirá novas possibilidades na gestão dos pneus e favorecerá importantes evoluções do regulamento desportivo de várias disciplinas.
“Integrámos diretamente no flanco do pneu um chip RFID que vai permitir uma total rastreabilidade dos nossos produtos desde a etapa de fabricação até ao seu retorno à fábrica, depois da sua utilização na pista. Até agora, estas informações recopilavam-se com a ajuda de um simples leitor ótico de códigos de barra. Com este chip, desenvolvemos um pneu que verdadeiramente se comunica”, comentou Serge Grisin, diretor de Competição de Automobilismo da Michelin.
Pioneira desta tecnologia a nível industrial, tanto para ligeiros como para camiões, em meados de 2013 a Michelin liberalizou as suas patentes nesta área para permitir a adoção de um padrão mundial único e facilitar, deste modo, o desenvolvimento de chips RFDI nos pneus. Aplicada em competição, esta tecnologia permite uma grande quantidade de possíveis desenvolvimentos para os técnicos da MICHELIN Motorsport, sempre à procura de inovações.
“Um chip como este proporciona uma vasta gama de utilizações. A função de identificação constitui uma primeira etapa, mas abre o caminho a outras aplicações que permitirão aproveitar a capacidade de memória que oferece este componente. Poderão gravar-se informações sobre o rolamento e as condições de utilização do pneu, registadas por sensores de pressão e de temperatura. Toda a vida do pneu poderá, então, registar-se e ser acessível”, explicou Grisin.
A integração de chips RFID nos pneus de competição facilitará o controlo dos organizadores para poderem adotar novas regulamentações que limitem o número de pneus usados em competição, garantia de uns custos mais reduzidos e maior duração.
Esta inovação, aceite pelo Campeonato FIA de Fórmula E, acresce-se às já reveladas pela Michelin durante o Salão de Frankfurt no passado 10 de setembro. Este pneu possui umas características fundamentais únicas.
Para oferecer umas performances energéticas ótimas e favorecer a transferência de tecnologias da competição para a produção em série, os pneus estudados pelo Campeonato FIA de Fórmula E têm um diâmetro de 18 polegadas. Será a primeira vez que um campeonato internacional de monolugares utilizará pneus de 18 polegadas de diâmetro.
Com o objetivo de facilitar a transferência de tecnologia com a fabricação em série, este pneu proporciona uma polivalência única, pois dispor de um só pneu esculpido permitirá aos participantes conjugar performances e segurança em qualquer condição, tanto em pista seca como molhada. A duração estará também no ponto de mira, pois os pilotos só disporão de um conjunto de pneus por carro para as voltas de prova, as classificações e as corridas.
Fiel à estratégia MICHELIN Total Performance, esta polivalência e duração conseguem-se sem renunciar ao seu rendimento contra o cronómetro. O desenvolvimento deste neumático efetuou-se em paralelo ao do carro.
“Terminámos uma primeira etapa de desenvolvimento muito prometedora. Vamos avançando conforme planeámos e esperamos conseguir um pneu de competição de uma extraordinária polivalência sem prejudicar as suas performances. Este é o verdadeiro desafio”, adicionou o diretor de Competição de Automobilismo da Michelin.
A parceria com o Campeonato FIA de Fórmula E encaixa perfeitamente no quadro da declaração mundial Resultado e Responsabilidade Michelin, que guia todas as ações do Grupo. Já há décadas que a Michelin é considerada uma pioneira da mobilidade sustentável graças ao desenvolvimento de pneus que favorecem, especificamente, a eficiência energética e a aplicação de ações de estímulo. Assim pois, por exemplo, desde 1998, o Grupo organiza o Challenge Bibendum, o primeiro evento global dedicado às novas tecnologias para a mobilidade. A próxima edição decorrerá este ano na China.
20 of 620 News