Estado da encomenda x
Fazer logoff

308800562

GP de Abu Dhabi de F1 2013 – Corrida

05/11/2013

Vettel vence sob as luzes de Abu Dhabi com duas paragens nas boxes
O recém-coroado campeão mundial de pilotos, Sebastian Vettel da Red Bull, venceu o GP de Abu Dhabi de Fórmula 1, tendo começado a corrida com os pneus macios P Zero Amarelos e feito depois duas tiradas com os pneus médios P Zero Brancos.
A maioria dos pilotos começou a corrida com os pneus macios. As exceções foram Jenson Button da McLaren, Valtteri Bottas da Williams, o Sauber de Esteban Gutierrez, o Force India de Adrian Sutil e o piloto da Lotus Kimi Raikkonen – tendo este iniciado o GP no final da grelha de partida por ter cometido uma infração técnica.
Vettel apossou-se da liderança logo desde a partida e fez a sua primeira paragem nas boxes na volta 14, mudando de pneus macios para médios, antes de reentrar em pista ainda na frente da corrida. O Force India de Paul Di Resta fez a mais comprida tirada inicial com pneus macios, 20 voltas, enquanto o seu companheiro de equipa, Sutil, fez a maior tirada com pneus médios, parando na volta 28. Esta estratégia possibilitou a Di Resta terminar em sexto e Sutil acabar em 10.º (tendo iniciado, respetivamente, na 11.ª e 17.ª posições da grelha de partida).
Vettel voltou a parar na volta 37 para montar outro jogo de pneus médios sem perder a liderança e acabou por vencer com meio minuto de vantagem sobre o segundo, o seu companheiro de equipa Mark Webber: a terceira dobradinha da Red Bull nesta temporada e o 100.º pódio da equipa. Fernando Alonso da Ferrari adotou uma estratégia diferente, tendo feito uma tirada final de 11 voltas com pneus macios, o que lhe permitiu ultrapassar outros pilotos na fase final da corrida e terminar no quinto lugar. Jenson Button da McLaren completou 44 voltas com pneus médios e teria feito a corrida com uma estratégia de uma paragem nas boxes não for a ter de ir às boxes antes, devido a ter a asa da frente danificada.
O Diretor da Pirelli Motorsport, Paul Hembery, disse: “Antes de mais, parabéns a Sebastian Vettel por ter ganho esta corrida. Foram usadas diversas estratégias, com bons níveis de desgaste e degradação de ambos os compostos, o que significou que os pilotos puderam fazer longas tiradas iniciais mesmo com os pneus macios. Sebastian fez uma corrida magistral, tendo triunfado sem nunca ter cedido a liderança em qualquer fase da prova, aproveitando ao máximo o facto de não ter utilizado de todo o composto médio durante a qualificação, o que o fez com que hoje tivesse à sua disposição dois jogos de pneus médios novos. Como de costume, verificou-se um nível elevado de evolução da pista e queda da temperatura ao nível da pista com o decorrer da corrida, embora na verdade talvez não na proporção que tínhamos antecipado.”
Tempos mais rápidos do dia por composto:
Macio Médio Intermédio Chuva
Primeiro ALO – 1m43,434s VET – 1m43,893s N/A N/A
Segundo BOT – 1m44,351s GRO – 1m44,301s N/A N/A
Terceiro SUT – 1m45,609s WEB – 1m44,364s N/A N/A

Tiradas mais longas da corrida:
Médio 44 voltas J Button
Macio 28 voltas A Sutil
Intermédio N/A N/A
Macio N/A N/A
Avaliação da correção de previsões:
A nossa previsão para as 55 voltas do GP de Abu Dhabi era de uma paragem nas boxes, embora a maioria dos pilotos acabasse por parar duas vezes. Abu Dhabi é uma das mais difíceis corridas da temporada para fazer previsões de estratégias, devido à queda das temperaturas ao nível da pista com o desenrolar da corrida, o que tem um efeito direto no desgaste e degradação dos pneus.
A estratégia de duas paragens que tínhamos previsto era: começar com pneus macios, mudar para médios na volta 9 e uma última tirada com novo jogo de médios a partir da volta 32. Vettel cumpriu com o padrão esperado, mas foi um pouco mais longe, parando nas voltas 14 e 37.
20 of 620 News