Estado da encomenda x
Fazer logoff

308800562

GP da Índia de F1 2013 – corrida

29/10/2013

VETTEL ESCOLHE UMA ESTRATÉGIA CORRETA DE PNEUS E TORNA-SE CAMPEÃO MUNDIAL
O piloto da Red Bull Sebastian Vettel tornou-se o mais jovem quadricampeão mundial de sempre da F1, no GP da Índia; ele é apenas o quarto piloto na história da modalidade a conseguir quatro títulos, sendo três deles com pneus Pirelli. Vettel venceu a corrida com uma estratégia de duas paragens, começando com os pneus macios P Zero Amarelo e tendo depois feito duas tiradas com os pneus médios P Zero Brancos. Esta última vitória também faz com que Vettel tenha ganho todos os três GP da Índia disputados até agora.
Entre os dez primeiros na grelha de partida foram adotadas estratégias mistas, com seis pilotos – incluindo o detentor da pole, Vettel – a começarem com pneus macios e quatro a iniciarem a corrida com pneus médios. Mark Webber da Red Bull foi o piloto mais bem colocado, no quarto lugar, a partir com pneus médio: a melhor posição de qualificação obtida até agora nesta temporada por um piloto que tivesse feito o seu melhor tempo num sábado com o composto mais duro dos escolhidos para o fim de semana.
O Diretor da Pirelli Motorsport, Paul Hembery, disse: ““Com uma diferença de tempo de volta notável entre os dois compostos, a estratégia esteve na linha da frente deste GP da Índia recheado de ação. Vimos algumas abordagens muito diferentes desde a frente até à parte de trás da grelha de partida, as quais se podiam de um modo geral dividir entre pilotos que começaram com pneus macios e outros que iniciaram a corrida com pneus médios. Vimos também muitas equipas a dividirem as estratégias entre ambos os carros, de forma a cobrir todas as possibilidades. A paragem cedo nas boxes de Sebastian Vettel significou que ele pôde neutralizar os seus rivais diretos com a mesma estratégia, mas Webber conseguiu ganhar posições em pista ao permanecer mais tempo sem parar: o que basicamente resume o modo como as diferentes táticas funcionaram. Contudo, ficámos desapontados por ver que algumas equipas foram contra as nossas recomendações e utilizaram os compostos por um período mais longo do que aquele que lhes aconselhámos. No entanto, e acima de tudo, parabéns a Sebastian e à Red Bull pela sua quarta vitória dupla, pilotos e equipas, no campeonato da F1: um testemunho das suas espantosas capacidades em todas as áreas e durante toda a época, incluindo os seus talentos na utilização dos pneus e da estratégia para ganhar vantagem.”
Isso foi com maior ou menor exatidão o que Vettel fez, parando na volta 2 como se prévia, mas depois fazendo a sua última paragem na volta 31: três voltas mais tarde do que a previsão que tinha sido feita.
20 of 620 News