Estado da encomenda x
Fazer logoff

308800562

A Continental e o Instituto Fraunhofer aliam-se para colocar na estrada borracha fabricada a partir da planta dente de leão

22/10/2013

A Continental investe em matérias primas amigas do ambiente.
O enorme potencial da planta dente de leão como moderno mecanismo de produção.
Projecto-piloto para a produção industrial da borracha dente de leão lançado em Münster, na Alemanha.
Fase piloto para determinar se as plantas se desenvolvem ou não em terrenos não cultivados anteriormente.
A Continental, empresa líder na produção de pneus, e o Instituto Fraunhofer estão à beira de um importante avanço no desenvolvimento conjunto de um projeto que visa a produção industrial de borracha feita a partir da planta de dente de leão a ser utilizada no fabrico de pneus. Nos últimos anos, com o desenvolvimento dos métodos de crescimento e a optimização dos sistemas de cultivo, foi possível produzir grandes quantidades de borracha natural proveniente da planta de dente de leão em laboratório. O trabalho iniciou-se recentemente com a construção de um projeto-piloto que possibilita a produção de borracha no Instituto Fraunhofer.
Os primeiros testes com pneus em vias públicas apresentando compostos de borracha feitos a partir da planta de dente de leão estão já a ser preparados para os próximos anos. "Desenvolvemos uma grande experiência no campo do cultivo da dente de leão nos últimos anos. Graças ao marcador tecnológico de DNA, sabemos qual é o gene responsável por cada propriedade molecular. Isto permite um crescimento mais eficiente da planta”, explica Dirk Prufer, responsável pelo projeto no Instituto Fraunhofer. “Isto foi precedido por vários anos de pesquisa, grande parte dos quais gastos pelos cientistas a tentar provar que a borracha produzida a partir da dente de leão não só oferece a mesma qualidade que a sua rival das árvores, mas também que esta nova variante é mais robusta e oferece um rendimento mais elevado”, referiu.
"Com o projeto do dente de leão, estamos a dar um grande passo em direcção a um dos nossos principais objetivos a longo prazo: produzir pneus para carros, camiões, e bicicletas, bem como pneus especializados, sem qualquer recurso a matérias fósseis" explica Boris Mergell, responsável pelo Departamento de Materiais e Processos de Desenvolvimento de Pneus da Continental. "Se conseguirmos produzir com sucesso e em larga escala a borracha a partir do dente de leão com uma performance equivalente à da borracha convencional produzida a partir das árvores, então conseguiremos colocar-nos numa posição onde ficaremos muito menos dependentes da situação anual da colheita nas regiões produtoras subtropicais," referiu Mergell. Contudo, a decisão de onde é que na Europa será permitido o cultivo em larga escala da planta de dente de leão ainda não foi tomada.
20 of 1440 News