Estado da encomenda x
Fazer logoff

308800562

GP do Japão de F1 2013 – corrida

17/10/2013

VETTEL CONQUISTA UMA ESTRATÉGICA VITÓRIA COM DUAS PARAGENS NO JAPÃO
O piloto da Red Bull Sebastian Vettel conseguiu o seu quarto triunfo no Japão, o quinto seguido e o nono deste ano, mas isso não foi o suficiente para conquistar já o seu quarto título consecutivo no campeonato dos pilotos porque Fernando Alonso da Ferrari terminou em quarto, após ter partido da oitava posição da grelha de partida. Vettel utilizou uma estratégia de duas paragens para bater o seu companheiro de equipa, Mark Webber, que parou três veze, e o Lotus de Romain Grosjean, que também parou duas vezes.
Quase todos os pilotos começaram com pneus médios P Zero Brancos, escolhidos em conjunto com os pneus duros P Zero Laranja para Suzuka. As exceções foram o Toro Rosso de Daniel Ricciardo e o Caterham de Charles Pic. Grosjean partiu da terceira posição, mas colocou-se logo na frente da corrida: o início de uma intensa luta tática entre ele e os dois Red Bull que se prolongaria por toda a corrida.
Webber foi o primeiro dos três da frente a parar, na volta 11, quando seguia no segundo lugar, trocando para pneus duros, esperando fazer uso dessa estratégia para ultrapassar Grosjean. O piloto da Lotus, que estava à frente, foi às boxes na volta seguinte para mudar para pneus duros, deixando Vettel na liderança da corrida. A primeira paragem de Vettel foi na volta 14 para montar pneus duros, regressando à pista em terceiro, com Grosjean e Webber na frente. O último piloto a fazer a primeira paragem nas boxes foi Ricciardo, na volta 21, para montar um novo jogo de pneus duros, após ter subido ao quarto lugar na fase inicial da corrida.
A segunda paragem de Webber foi na volta 25, para voltar a montar pneus duros, esperando passar Grosjean e recuperar uma vez mais a liderança da corrida com o timing da sua paragem nas boxes. Essa estratégia funcionou: a segunda paragem de Grosjean foi na volta 29 para trocar por novo jogo de pneus duros, tendo regressado à pista em terceiro, atrás de Vettel e Webber. Vettel fez a sua segunda e última paragem na volta 37, a 16 do final, para montar pneus duros. Regressou à pista na terceira posição, mas como Webber parou uma vez mais e Grosjean fez uma tirada final de 24 voltas, a estratégia do piloto alemão foi a escolha vencedora. A 11 voltas do fim, na sua terceira paragem, Webber montou os mais rápidos pneus médios e pôs-se em perseguição de Vettel e Grosjean, conseguindo subir ao segundo lugar na volta 52. A diferença de tempos entre os três primeiros foi inferior a 10 segundos, apesar de terem adotado táticas muito diferentes.
20 of 620 News