03/10/2013
Conselho Fiscal da Continental AG prolonga contrato do presidente do Conselho de Administração Dr. Elmar Degenhart por mais cinco anos, até agosto de 2019
Frank Jourdan convidado a assumir novo cargo no Conselho de Administração para a divisão Chassis & Safety
O Conselho Fiscal da Continental AG, Hannover, tomou duas decisões importantes relativamente ao pessoal que integra o Conselho de Administração da empresa. Em primeiro lugar, a nomeação do Dr. Elmar Degenhart (54) para presidente do Conselho de Administração foi renovada por mais cinco anos, até finais de agosto de 2019. Além disso, Frank Jourdan (53), diretor da unidade empresarial Vehicle Dynamics, foi nomeado novo membro do Conselho de Administração com efeitos imediatos. Ele será o presidente diretivo da divisão Chassis & Safety, sucedendo a Dr. Ralf Cramer (47), também membro do Conselho de Administração e, desde 1 de agosto de 2013, diretor da Continental China, com sede em Xangai.
Degenhart é presidente do Conselho de Administração da empresa desde 12 de agosto de 2009. O seu mandato atual termina em agosto de 2014. Sob a sua égide, a Continental AG conseguiu superar, com êxito, as consequências da crise financeira mundial e os problemas originados pelas dívidas públicas. Estamos a viver uma grande transformação. Outrora apenas fabricante de pneus e plásticos, somos hoje um fornecedor de tecnologia especializada, sobretudo para a indústria da mobilidade e dos transportes de todo o mundo. O contínuo desenvolvimento positivo assente no crescimento acima da média do mercado, no aumento da eficiência e na redução de dívidas culminou, entretanto, num regresso da empresa à primeira divisão da bolsa alemã, o DAX 30, em setembro de 2012. A cotação das ações da Continental na bolsa aumentou mais de 80 por cento no último ano, apresentando o crescimento mais acentuado verificado na DAX. Este ano, as ações da Continental já bateram novos recordes.
Frank Jourdan é originário de Büttelborn, Hessen, sendo pai de quatro filhos. Ele entrou na empresa em 1988. O seu percurso profissional inclui destacamentos dentro e fora do país. Entre 2000 e 2003, ele criou a produção de sensores de rotação das rodas de sistemas eletrónicos de travagem para a Continental Automotive Mexicana em Silao, no México. De volta a Frankfurt, Jourdan foi diretor da nova área de produtos Sensorics a partir de 2003. De 2006 a 2009, ele interrompeu o seu percurso na Continental e assumiu o cargo de chefe de operações na Keiper GmbH & Co. KG, Kaiserslautern. Desde outubro de 2009, Jourdan geriu a unidade empresarial de sistemas eletrónicos de travagem (EBS) na qualidade de vice-presidente executivo. Com a integração dos segmentos Suspension Systems e Chassis Electronics na EBS em Setembro de 2013, o portfólio de produtos foi ampliado até à dinâmica de condução e o nome da unidade empresarial mudou para Vehicle Dynamics (VED).
Sob a direção de Jourdan, a VED desenvolveu e produziu sistemas eletrónicos de travagem (p. ex., ABS e ESC), soluções de software para a regulação automática da travagem e da suspensão, sistemas de amortecimento pneumático e sistemas para a interligação em rede de sistemas eletrónicos de suspensão e segurança. Em 2011, a sua equipa foi laureada com o prémio internacional do ambiente ÖkoGlobe pelo seu sistema de travagem regenerativo especialmente concebido para veículos híbridos.