26/07/2013
A Pirelli Neumáticos celebrou, recentemente, os 25 anos de atuação direta em Portugal com um animado evento de aniversário. Até 1988, as atividades da Pirelli no país eram efetuadas através de representantes. A partir dessa data, com a criação de uma sede administrativa e comercial em Portugal, a empresa passou a trabalhar diretamente com o público nacional.
No evento estiveram presentes a equipa Pirelli, membros da administração ibérica e vários clientes, entre muitos outros convidados. Alejandro Recasens, Country Manager da Pirelli, sintetizou: “Estes 25 anos em Portugal foram anos de esforço e sacrifícios, mas também de sucessos e de vigor. A nossa equipa trabalhou sempre com uma relação de proximidade com o cliente e tem sido reconhecida por isso.”
Desde 1988 que a Pirelli tem incrementado o retalho português de pneus, com novos conceitos, projetos, campanhas e eventos, desenvolvidos pela marca internacionalmente. Um bom exemplo é o projeto Key Point, que nasceu em Itália e conta hoje com mais de 500 estabelecimentos aderentes em muitos países. Destes pontos de vendas, 11 estão espalhados pelo território português. Faz parte do plano estratégico da Pirelli promover uma nova identidade visual e determinar as melhores práticas para atrair e fidelizar os seus clientes, com o desafio de gerar um posicionamento claro e bem definido no nosso país.
A Pirelli tem somado sucessos quer a nível nacional, quer mundial. Nos anos 90, mais precisamente em 1995, realizou em Portugal o lançamento mundial do P6000, um produto de referência em todo o mundo, que alcançou um recorde de vendas e homologações, equipando de origem mais de 200 modelos de automóveis. Para além deste, o P Zero tornou-se alvo de benchmarketing no segmento Premium tal como os pneus Diablo nos motociclos. A Pirelli tem igualmente inovado no campo dos pneus amigos do ambiente, minimizando assim o impacto ambiental, com o eficiente Cinturato, e também em sistemas especiais, como o recente ‘Pirelli Noise Cancelling System’ que reduz em 50% a poluição sonora dos pneus. A qualidade dos pneus da gama Scorpion para os 4×4 e SUV e da gama Serie:01 para camião e autocarros é também reconhecida a nível mundial.
Mas, é sem dúvida a Fórmula 1, onde a fabricante italiana é a fornecedora exclusiva de pneus, que tem dado à Pirelli uma maior notoriedade, a qual se deve muito ao trabalho de qualidade, alta tecnologia e transparência e que deu novo fôlego ao mais importante Campeonato do Mundo de Automobilismo. Para além da forte presença na F1, a Pirelli também impõe a sua experiência nas diversas provas e campeonatos nacionais e internacionais de automobilismo e motociclismo, seja nas categorias de Ralis, Velocidade, Resistência, seja nos Enduros. Em Portugal, a Pirelli continua a demonstrar com sucesso a sua capacidade de fornecer pneus de corrida de alta qualidade, na medida que fornece cerca de 45% dos pneus Premium de competição usados no país, em especial para os campeonatos de GT e de Ralis.
De salientar que, em 2013, a Pirelli celebra ainda os 50 anos do famoso Calendário Pirelli, cuja edição deste ano contou com o talentoso fotógrafo Steve McCurry, e com as modelos Sónia Braga, Marisa Monte, Adriana Lima, Isabeli Fontana, entre outras.