Estado da encomenda x
Fazer logoff

308800562

Os pneus Michelin conseguem um novo record de velocidade num veículo elétrico

02/07/2013

A Michelin conseguiu, em conjunto com o piloto Lord Drayson, um novo record de velocidade terrestre para um veículo elétrico em categoria de menos de 1.000 quilos. Este feito insere-se no quadro da parceria técnica entre o Grupo e Drayson Racing Technologies. Após duas tentativas, a nova marca mundial ficou estabelecida em 333,23 km/h.
Na noite de 25 de junho, os pneus MICHELIN Endurance LM P1 permitiram ao protótipo da equipa Drayson Racing conseguir um novo record de velocidade terrestre para um automóvel elétrico. Estes pneus são os mesmos que, durante o passado fim de semana, contribuíram para o êxito da Audi na 90ª edição das 24 Horas de Le Mans, com a segunda vitória de um veículo híbrido.
O protótipo elétrico para Le Mans, Drayson B12 69/EV, bateu o record anterior de 285,6 km/h, em vigor durante quase 40 anos, melhorando a melhor marca em 47,654 km/h. Esta tentativa bem sucedida decorreu no aeródromo inglês de Elvington, situado nos arredores de York.
Os pneus Michelin usados pela equipa Drayson Racing, os MICHELIN Endurance LM P1, foram especificamente concebidos para altas velocidades em corridas de resistência e desenvolveram-se em parceria com as melhores equipas do Campeonato do Mundo Endurance. O protótipo Drayson montava pneus dianteiros na dimensão 33/68-18 e os traseiros na dimensão 37/71-18.
A eleição destes pneus segue a linha marcada pela estratégia MICHELIN Total Performance, que consiste em reunir num mesmo pneu prestações inclusive antagonistas.
O protótipo Drayson tirou todo o proveito a um arranque rápido e a uma aderência máxima para obter a velocidade mais elevada no mínimo tempo, assim como uma estabilidade que permitiu ao automóvel reduzir as suas cargas aerodinâmicas. Por último, a travagem foi exemplar, o que favorece uma distância de travagem otimizada.
Este record de velocidade para um automóvel elétrico não é o primeiro para os pneus Michelin. Em 1899, “La Jamais Contente” superou a barreira dos 100 km/h montando pneus Michelin com ar, enquanto a maioria dos automóveis da época equipavam pneus maciços.
20 of 620 News