Estado da encomenda x
Fazer logoff

308800562

Antevisão do Grande Prémio de Abu Dhabi: Yas Marina, 31 de Outubro – 3 de Novembro de 2013

31/10/2013

OS PNEUS P ZERO MÉDIOS E MACIOS DE NOVO NO ABU DHABI
O Grande Prémio do Abu Dhabi é a única corrida do ano que começa no final da tarde e acaba no início da noite, dando aos pilotos e às equipas um desafio único e à audiência um espetáculo inesquecível.
Os pneus para o Grande Prémio de Abu Dhabi serão o médio P Zero White (Branco) e o macio P Zero Yellow (Amarelo): a mesma nomeação que foi feita para a Índia no fim de semana passado. A amplitude da temperatura que os pneus vão experienciar, no entanto, é muito diferente pois ao contrário da maior parte das outras corridas a temperatura decresce à medida que o Grande Prémio avança no Abu Dhabi, em vez de crescer.
O circuito do ponto de vista do pneu:
Em média, a temperatura da pista desce 15 graus durante a corrida, baixando de cerca de 45ºC até aos 30ºC no final da corrida: que é normalmente a mesma temperatura do que a temperatura ambiente. Isto é o oposto do que vemos na maioria das corridas quentes que ocorrem no início da tarde, onde a temperatura da pista tende a ser mais alta do que a temperatura ambiente.
Um pouco como Suzuka, a primeira parte do circuito consiste essencialmente de uma série contínua de curvas, que sujeitam os carros a forças laterais de aceleração de 4G. Os pneus têm então de ter uma performance ótima na longa reta, com os carros a acelerar a fundo durante 15 segundos, o que é igual a uma força descendente de carga aproximada de 800 quilos sobre as quatro rodas.
A tracção é um especto chave para uma boa performance em Yas Marina, pois não há muitas curvas de alta velocidade. Para ajudar os pilotos a ganhar máxima tracção, os engenheiros tendem a preparar o carro macio na traseira, mas isto pode levar a um maior desgaste nos pneus traseiros. Se o set-up for muito duro, ocorre o problema oposto: excessivas rotações das rodas, o que também diminui a vida dos pneus.
Notas técnicas dos pneus:
O circuito de Yas Marina está ao nível do mar, com maior densidade de ar a aumentar a performance do motor. A potência acrescida também tem efeito sobre o desgaste do pneu, com mais exigências colocadas nos pneus traseiros em particular. Os carros tendem a correr com um set-up de média força descendente, pois Abu Dhabi tem tudo a ver com compromissos técnicos.
A superfície da pista em Abu Dhabi consiste em pedra colhida em Inglaterra e é geralmente muito macia. À medida que mais borracha fica no solo dá-se um grau alto de evolução da pista ao longo do fim de semana e também é comum encontrar poeira no circuito nas primeiras sessões, que logo desaparece.
Os dois melhores classificados no Abu Dhabi no ano passado (Kimi Raikkonen e Fernando Alonso) usaram uma estratégia de uma paragem, começando com o pneu macio e acabando com o médio. Sebastian Vettel, que começou da reta das boxes por ter tido os seus tempos de qualificação desaprovados, acabou eventualmente em terceiro com uma estratégia de duas paragens, tendo começado com o médio e acabado com duas tiradas de pneus macios.
20 of 620 News