Estado da encomenda x
Fazer logoff

308800562

O que devo fazer se a bateria do meu carro estiver a ficar?

Maior parte das pessoas tem problemas a determinar se a bateria do carro está morta ou apenas descarregada. Você apenas sente as consequências, que podem ser severas, pois sem uma bateria funcional o carro não vai funcionar, e se tiver um compromisso importante que precisa de estar presente, isto pode ser uma grande dor de cabeça. Uma bateria morta tem de ser substituída por uma nova. Se a voltagem da bateria estiver entre o 9-12 volts, está apenas parcialmente descarregada e não irreversivelmente danificada. A leitura sob carga, o chamado.teste da alta corrente, na maioria dos casos só pode ser feito por um especialista em baterias ou uma oficina.

Reparar a bateria de automóvel

A tendência está a mover-se cada vez mais de baixa manutenção para baterias sem manutenção. No entanto, existem alguns casos em que você pode reparar uma bateria. Com uma bateria sem manutenção, devido ao facto de não existir um tubo para encher com água destilada, não existe muita hipótese de repará-la. Mas você pode abrir o topo de uma bateria de baixa manutenção e verificar o nível do liquido, pelo menos uma vez por ano (usando óculos de segurança). Encher até que as placas de chumbo estejam completamente cobertos de água ajuda a prevenir que a bateria seque. Pode remediar a luz de bateria cintilante com varetas de carbono novas para o módulo de controlo de bateria. Você pode comprar as peças por cerca de 30 Euros.

Reparações alternativas para baterias defeituosas:

Ressuscitar

Se o automóvel está lento a ligar, então está na altura de ressuscitar a bateria. Para isto basta ligar um carregador que exista disponível para venda, à bateria e carrega-la. Se mais nada ajudar, pode também tentar um dispositivo especial chamado Megapulso. Isto foi testado por TU Vienna e descobriu-se que todas as baterias velhas conseguiram recuperar a sua capacidade de armazenamento após um tratamento com o Megapulso, mesmo quando as baterias mostraram um nivelm médio-alto de danos antes do teste. Para destruir os cristais de sulfato de chumbo presentes na bateria, o dispositivo envia impulsos de corrente e alta-frequência para a bateria para a ressuscitar.

Fazer uma puxada

Autobatterie reparieren

Durante a vida útil de um automóvel, praticamente todos os condutores já tiveram de fazer uma puxada à sua bateria para que ela funcionasse. Em temperaturas baixas durante o Inverno, a bateria tem de trabalhar muito mais, e como tal o risco de o carro não ligar aumenta bastante, especialmente durante a época fria. Fazer uma puxada corretamente não é muito difícil:

  1. O carro com a bateria morta é o veículo recetor. O carro com a bateria boa é o veículo carregador. Ambos os veículos devem funcionar com a mesma voltagem, por norma 12 V.
  2. O motor do veículo carregador está desligado, e os componentes que consomem eletricidade, como o ar condicionado, devem também estar desligados em ambos os veículos.
  3. Uma ponta do cabo vermelho é ligado ao terminal positivo do recetor, e a outra ponta é ligada ao terminal positivo do veículo carregador.
  4. A ponta do cabo preto é ligada ao terminal negativo do veículo carregador e depois a outra ponta é ligada a um ponto desencapado no bloco de motor do veículo recetor.
  5. O motor do veículo carregador é ligado, e então o veículo recetor poder tentar ligar o motor. Se ele iniciar, simplesmente deixe-o a funcionar. Se não ligar, tente outra vez.
  6. Após ligar o carro com sucesso, primeiro desconecte o cabo negativo preto e depois o capo positivo vermelho .

Disconectar

Se o seu veículo é lento a ligar ou nem seuqe liga durante o ~Inverno, está na altura de mudar a bateria. Para fazer isso, primeiro tem de retirar a bateria antiga, mas com as nossas dicas, qualquer um consegue fazê-lo. Esta é uma das tarefas de manutenção mais simples que pode fazer você mesmo sem ter que ir a um mecânico, que é uma despesa desnecessária. Deverá então investir o valor que poupou numa bataria de boa qualidade, para que o seu carro ligue fiavelmente em baixas temperaturas. Se a bateria estiver tão fraca que o carro não consegue ligar, terá de desconectar a bateria e carregá-la até estar cheia, ou se isso não funcionar, substituí-la. Depois tudo se resume a seguir os passos requerido para este trabalho. Estes são importantes:

  • Se o seu autorrádio só pode ser reativado ao colocar um código, tenha a certeza que sabe qual é o código correto. Senão há poucas chances de conseguir por o rádio a funcionar outra vez.
  • Existe uma sequência própria para desconectar a bateria: primeiro desconecte o cabo do terminal negativo, e tenha bastante cautela para não o deixar tocar no terminal depois de o ter tirado. Depois tire, da mesma maneira, o cabo do terminal positivo.
  • Após remover o cabo, o suporte da bateria pode ser aberto e pode retirar a bateria.
  • Poderá ter de reprogramar o rádio depois de mudar a bateria.

Substituindo

Reparieren von Autobatterie

substituir a bateria ou fazê-lo você mesmo. Mas você não precisa de ir a um mecânico caro; se você seguir umas diretrizes importantes, substituir a bateria não vai ser problema nenhum. Com o guia passo-a-passo seguinte pode substitui-la você mesmo e de uma forma rápida:
  1. Antes de começar, tenha a certeza de que o motor e todos os componentes que usam eletricidade, como a ignição, estão completamente desligados, Ainda mais importante é que o rádio, o computador de bordo e o sistema de navegação estejam também desligados, senão quando desconectar a bateria, todas as configurações anteriores serão perdidas.
  2. Agora abra o capô e solte o grampo do cabo do terminal negativo com uma chaves de fendas ou chave inglesa, o que for aplicável. Depois retire o cabo e guarde-o de maneira a que não toque na bateria ou no terminal positivo, para evitar faíscas ou curto-circuito.
  3. Agora pode soltar e retirar o cabo do terminal positivo. Também aqui é necessário ter cuidado para que o cabo positivo não toque no terminal negativo ou na bateria .
  4. Com uma chave de fendas ou chave inglesa adequada, remova os parafusos do suporte que seguram a bateria ao seu compartimento. Depois pode tirar a bateria antiga. Irá colocar então a nova bateria dentro do compartimento e segure-a no sitio com os parafusos.
  5. Agora ligue ambos os grampos, em ordem inversa desta vez: ligando sempre primeiro o terminal positivo e depois o negativo. Finalmente, proteja ambos os terminais com um spray próprio. Isto vai protegê-los no longo termo da corrosão e da oxidação.

Curto-circuito

Um curto-circuito numa bateria de carro não só é perigoso para a bateria, como também o é para todos os componentes eletrónicos que fazem parte do veículo, pois num curto espaço de tempo o aumento de voltagem resultante vai atravessar todos os dispositivos ligado ao sistema elétrico e pode causar danos severos. Para evitar curto-circuitos, tem de evitar inverter acidentalmente os cabos. Nunca deixe nada ligar o terminal positive com o terminal negativo. Mesmo se os terminais tiverem diâmetros diferentes, pode na mesma tocar com ambos os cabos ao mesmo tempo, causando assim um curto-circuito. Quando liga uma nova bateria, leia sempre as instruções antes de a instalar.