Estado da encomenda x
Fazer logoff

308800562

Estrutura da bateria do automóvel

Todos os condutores sabem que é preciso uma bateria para ligar o carro. Mas como é feita uma bateria? Os components essenciais de uma bateria são, a solução eletrólita - na maioria dos casos 37% ácido sulfúrico - e as placas de chumbo, arranjadas nos encaixes em camadas alternativas. As placas são ligadas alternadamente ao terminal positivo (vermelho) e ao terminal negativo (azul). Para que as placas opostas carregadas não se toquem e causem um curto circuito, são colocados separadores entre eles. Os gases produzidos pelas reações químicas conseguem escapar através de uma válvula nos encaixes.

Informação sobre a produção de baterias de automóvel:

Instalação

Se quiser instalãr uma bateria de automóvel, não precisa de se dirigir ao mecânico mais próximo, pois praticamente toda a gente consegue instalar uma nova bateria por si próprios, com poucas ferramentas. Se seguir estes passos, não há que enganar e ira poupar bastante dinheiro. Siga estes passos para instalar uma nova bateria:

Aufbau Autobatterie
  1. Remova as tampas protetoras de plástico dos terminais da nova bateria, e coloque-os de lado
  2. Agora pode colocar a bateria nova no compartimento para a bateria no carro. Tenha a certeza que a bateria está direita. Tenha também a certeza de que não existem outros objectos estranhos no compartimento da bateria que podem eventualmente danificar a bateria. Na maioria dos veículos a bateria é instalada debaixo do capô junstamente com o motor, mas em alguns veículos pode estar localizada no porta-bagagens.
  3. Agora a bateria já pode ser fixada no local com os suportes que são fornecidos.
  4. De seguida, o cabo vermelho é ligado ao terminal positivo, e depois o cabo preto é ligado ao terminal negativo. Ambos os grampos dos cabos são presos aos terminais com parafusos.
  5. Quando terminado, os terminais podem ser protegidos da corrosão com sprays lubrificantes para terminais de baterias, que ajudam a uma transmissão de voltagem segura.

Peso

Estas baterias não são leves. O peso de uma bateria de automóvel é relativamente alto e não é para quem tem braços fracos. Em média podem pesar entre os 10-30 kg, dependendo da sua construção e da capacidade de armazenagem. O elevado peso da bateria faz pressão no compartimento da bateria, e enquanto se conduz por estradas acidentadas, o stress é muito maior. Um compartimento de bateria danificado pode significar um perigo para a própria bateria; se quebrar, a bateria vai cair na estrada, o que obviamente significa um perigo para os outros condutores. Inspeções visuais regulares ao compartimento da bateria é fortemente recomendado por uma questão de segurança.

Positivo/negativo

O que significa o positive/negative nas baterias de automóvel, e porque é que um terminal é vermelho e o outro é preto? - a questão que muitos condutores perguntam. Felizmente a resposta é bastante simples: o terminal positivo da bateria tem sempre de ser ligado ao cabo vermelho, e o terminal negativo ao cabo preto. Quando se retira a bateria, o grampo a ser desligado primeiro é o negativo, seguido pelo positivo. Quando se coloca uma nova bateria, tem de seguir o processo oposto: primeiro liga o termina positivo ao sistema de cabos antes de ligar o grampo ao terminal negativo e aparafusá-lo.

Volt

Como pode medir os volts de uma bateria de automóvel e determinar se a bateria está a produzir a voltagem necessária? Existem duas possibilidades: pode empurrar o carro com o motor desligado em direção à parede de uma casa, ligar os mínimos, e observar se as luzes diminuem de intensidade pouco tempo depois de serem ligadas . ou pode medir a voltagem com um multímetro. Para o fazer, segure o cabo vermelho no terminal positivo e o cabo preto ao terminal negativo ao mesmo tempo. Se o multímetro assinalar valores entre os 12.7 e os 12.4 V, então a bateria está a funcionar corretamente. Se apresentar um valor menor que 12 V, então está na altura de trocar a bateria.

Voltagem

A maioria dos sistemas elétricos dos automóveis mais recentes usam 12 volts. A bateria tem sempre de transmitir pelo menos esta voltagem (melhor ainda, um pouco mais) para que a bateria tenha carga suficiente para ligar o carro. A medição da voltagem da bateria é realmente bastante simples e pode ser feita por qualquer pessoa na sua própria garagem: o veículo deve estar desligar pelo menos durante 1-2 horas antes de testar. Depois pode medir a voltagem da bateria com um multímetro que esteja configurado para a variação correta da voltagem. Para o fazer, toque no terminal positivo do multímetro com o cabo vermelho enquanto ao mesmo tempo toca com o cabo preto no terminal negativo do multímetro. Uma bateria completamente carregada vai apresentar valores entre os 12.4-12.7. Se a voltagem form inferior que 12 volt, então já não é suficiente e a bateria deve ser carregada completamente ou então substituída. Uma leitura de uma voltagem baixa pode também ser um sinal de que existe um problema com o alternador, que já não consegue carregar a bateria com eficácia

Data de manufatura

A data de manufactura de uma bateria é importante pois uma bateria que não tenha sido ligada e usada há mais de 12 meses pode descarregar. Mesmo sem nada a consumir a bateria, pode mesmo assim descarregar. Para determinar a data de manifatura exacta, dever olhar com atenção para o terminal negativo. Existe, por norma um número com quatro dígitos impresso; os primeiro dois dígitos indicam a semana da manufatura, e os dois últimos indicam o ano. Existe também bateria que têm um autocolante que mostram o mês e o ano.

Garantia de serviço

Uma das causas mais comuns de avarias em automóveis é o defeito nas baterias. Mas como pode a garantia de serviço. de uma bateria ser estendida? Acima de tudo, evite viagens pequenas; isto consome a bateria mais depressa, pois o alternados não consegue carregar suficientemente a bateria nestes pequenos períodos de tempo. Quando possível, o nível de líquido na bateria deve ser visto uma vez por ano e deve encher com água destilada até cima sempre que necessário, para evitar ter uma bateria seca. Também ajuda a minimizar o consumo de energia por parte dos sistemas do automóvel; por exemplo, desligar os aquecedores dos vidros traseiros e laterais assim que eles estejam desembaciados.

Ligar em paralelo

Para aumentar a capacidade da bateria, pode ligar a bateria do seu carro em paralelo. Por exemplo, isso faz mais sentido para a fonte de alimentação de uma caravana, RV, ou um carro desportivo. Isto permite um aumento na capacidade de armazenagem enquanto mantém a voltagem. Com a ligação paralela, os terminais negativos estão todos ligados juntos, tal como os terminais positivos. Isto adiciona a capacidade de ambas as baterias em conjunto, enquanto a totalidade da voltagem é a mesma a só de uma bateria, e o mesmo nível de carga pode ser ligado em paralelo. Em adição, as secções transversais de cabos devem ser identicas.

Motorraum