Tipos de Pneus

Pneus promovem maior segurança. Por isso, é importante que eles sejam adaptados ao clima e aprovados para o veículo. Além disso, a pressão de ar e a profundidade do piso também devem estar de acordo. Existem diferentes tipos de pneus:

Pneus largos

Pneus largos são muito populares especialmente para motoristas de carros esportivos. E para ser honesto: eles deixam o carro um espetáculo. Pneus largos, entretanto, não são indicados para os vilões de plantão, mas possuem vantagens para todos os tipos de motoristas. Quanto mais largo o pneu é, maior será a área de contato no chão, o que otimiza a transferência de energia e gera uma maior aderência, principalmente em pistas secas.

Grande parte dos pneus largos apresentam uma ranhura central e várias ranhuras transversais em forma de ''V''. Ambas garantem um transporte de água mais eficaz em estradas molhadas. Além disso, pneus largos são ótimos para o período de inverno, uma vez que uma maior quantidade de água pode ser transportada através de sua superfície mais alargada. Esta é uma prova de que a maioria dos fabricantes de pneus estão sempre preocupados em desenvolver novos conceitos para trazer mais segurança em pistas com gelo ou neve.

Entretanto, pneus largos também têm suas desvantagens, principalmente em relação aos custos: primeiro, uma área de contato mais alargada traz maior resistência ao rolamento e, portanto, aumenta o consumo de combustível. Outra desvantagem é o preço desse tipo de pneu, que em geral é mais caro em comparação aos convencionais. Mas, calma! Na pneucity.com você pode encontrar pneus largos de várias marcas e por um preço bem mais em conta.

Pneus XL

Pneus XL não têm muito a ver com os pneus largos - eles são mais reforçados. Isso significa que sua capacidade de carga é superior. A carga é definida pelo índice de carga. Com um índice de carga de 90 um pneu pode pesar até 600 Kg. Pneus XL podem apresentar um índice de carga de 93 ou mesmo 95 comparado a um pneu idêntico não-reforçado. Este tipo de pneu também é chamado de extra load (carga extra) ou RF, podendo ser reconhecido através do XL no fim da rotulagem padrão dos pneus.

Um pneu XL possui uma subestrutura mais estável, além de uma carcaça com muitas camadas. Este pneu também usufrui de uma pressão de enchimento maior do que o normal. Essa tecnologia está disponível também para pneus de alta velocidade.

Pneus de Baixo Perfil

A rotulagem padrão dos pneus não inclui somente a largura e o diâmetro interno de um pneu, mas é também uma indicação de seu perfil. Esta é uma proporção percentual da largura do pneu e da altura da borda, que em geral é de 40% para um pneu 215/40 R18. A altura da borda é medida a partir do aro até a extremidade do pneu. Se o resultado for no máximo 50% da largura do pneu, o pneu leva o nome de pneu de baixo perfil. Na grande maioria dos casos, eles também são pneus largos.

Vantagens e Desvantagens de Pneus de Baixo Perfil

Pneus com menos de 25% raramente são encontrados no mercado. Ao usar dimensões extremas é preciso assumir compromissos de conforto. Os buracos das estradas serão sentidos mais fortemente e o ruído exterior de rolamento também aumenta, o que eleva o consumo de combustível. Pneus de baixo perfil são mais sensíveis à impactos ou outros trabalhos pesados. Se a Estrada estiver em más condições, por exemplo, a aderência desses pneus acaba ficando comprometida. Mas, claro, pneus de baixo perfil possuem, além de sua aparência, várias vantagens. O manuseio em curvas é muito mais otimizado e a rigidez aumenta devido ao baixo peso. A boa estabilidade lateral também merece uma atenção especial nos pneus de baixo perfil. No entanto, assim como é o caso de todos os outros pneus, deve-se tomar cuidado com a pressão de ar correta, porque, caso contrário, desvios para mais ou para menos podem trazer consequências bastante desagradáveis ao motorista.

Pneus de Baixo Perfil NanKang 215/30 ZR20

Nankang Pneus de Baixo Perfil

© Delticom AG

Pneus usados

A aquisição de novos pneus envolve custos que não são bem-vindos para uma série de motoristas. Embora pneus asiáticos para veículos menores e mais compactos sejam mais baratos, alguns preferem optar por pneus usados a fim de economizar mais. Dependendo do caso, essa decisão pode ser tanto vantajosa quanto o tiro sair pela culatra. Comprar pneus usados que estejam bem preservados e cuja origem sejam montadoras e fabricantes renomados, não é errado e pode dar muito certo. Porém, é preciso prestar bastante atenção antes de efetuar a compra.

Se for notado algum dano ou desgaste dos pneus - nem pensar! Pois este pneu pode ser um grande perigo para você e para os outros usuários. Neste caso, o pneu deve ser descartado. Além disso, é importante frisar que existe uma profundidade mínima de piso que, por lei, deve ser de 1.6 mm. No entanto, mesmo que a profundidade de piso de um pneu usado seja de 3 mm, sua compra é desaconselhável uma vez que suas características de condução não são comparáveis àquelas de um pneu novo, que apresenta uma profundidade de piso de 8 mm. Pegue uma moeda e verifique a profundidade de piso de seu pneu - se a borda da moeda desaparecer completamente na banda de rodagem, significa que sua condição ainda está aceitável.

Pneus recauchutados

Pneus recauchutados ou Pneus reformados são uma alternativa dos pneus usados. Geralmente são pneus antigos que não foram danificados e, por isso, receberam uma nova banda de rodagem para retornar ao mercado. Se isso tiver sido feito por profissionais gabaritados, a qualidade do pneu será semelhante à de um pneu novo, mas por um preço menor. Você pode encontrar pneus recauchutados ou reformados de uma série de fabricantes em nossa loja online. Além dos preços atraentes um outro ponto torna este tipo de pneu vantajoso - pneus recauchutados, assim como qualquer outra forma de reciclagem, protegem o meio ambiente.

Pneus de Verão

Pneus de verão devem ser usados entre a Páscoa e o mês de outubro. Embora não haja nenhuma obrigatoriedade legal para os pneus de verão , esses pneus oferecem as melhores características de manuseio em temperaturas de dois dígitos. Seu composto de borracha é rígido e promove maior aderência. As ranhuras coletam a água e a transportam para for a dos pneus de modo que o veículo não flutue.

Pneus de Inverno

Em alguns países a lei exige o uso de pneus de inverno (ou aqueles com a etiqueta M+S) em estradas afetadas pelas condições climáticas do inverno. Esses pneus são mais macios que os de verão e mantém-se flexíveis até mesmo em baixas temperaturas. Suas ranhuras bloqueiam a neve e o gelo melhorando a tração.

Pneus para Todas as Estações

Os pneus para todos os períodos, também chamados de pneus para todas as estações, combinam as vantagens dos pneus de inverno e verão, mas se desgastam mais facilmente e possuem mais resistência ao rolamento, o que aumenta o consumo de combustível. Além dos pneus de verão, de inverno e para todas as estações, a pneucity.com oferece pneus de corrida, pneus vintage, pneus tratados ou manipulados, pneus fabricados exclusivamente para motocicletas ou veículos comerciais, além dos pneus off-road e pneus runflat.

Subir

O preço inclui embalagem, custo de transporte e IVA para Portugal continental.
p

pneucity.com - uma oferta por Delticom AG