Tudo sobre baterias de automóvel

Sem as baterias de carro ou de motociclos, os automóveis actuais não conseguiriam sequer ligar. Antes das baterias, a ignição era fornecida pelo condutor ao dar à manivela ao motor. Mas já a algumas decadas que a eletrónica moderna, incluíndo as baterias, tem ajudado neste processo Infelizmente, mesmo atualmente os defeitos nas baterias contribuem para inúmeras avarias nos automóveis. Muitos componentes dos veículos recentes, tais como o ar condicionado, radiadores, sistemas de entretenimento e de informação aumentam a necessidade de maior capacidade de armazenamento de energia. Existem baterias especiais para veículos com sistema start/stop, embora estas são mais caras do que as baterias convencionais devido à sua maior capacidade. Baterias de carro convencionais custam entre os 60 e os 350 Euros, dependendo da sua capacidade de armazenagem, medida em Amperes-hora (Ah), e o tipo de bateria (bateria de chumbo-ácido, bateria AGM, bateria EFB, ou bateria de GEL). Existem diferenças entre os sistemas abertos, onde se pode colocar água destilada, e baterias fechadas "sem manutenção". Atualmente o mercado das baterias está claramente a tender para o sistema fechado.

Autobatterie

Tipos de bateria de automóvel e de motociclo

Se quiser comprar uma nova bateria de carro ou de motociclo, muitos condutores são inundados com escolhas, pois a seleção é enorme e pode-se tornar confuso para os menos experientes. Baterias com sistema fechado e livre de manutenção são cada vez mais a preferência em relação às baterias convencionais com sistema de reabastecimento. O nome mais usual "bateria de arranque" não é de todo correto, pois sendo essencialmente uma bateria de chumbo-ácido que é continuamente recarregada por um alternador e parcialmente descarregada pelos vários aparelhos do automóvel que usam eletricidade. Pode ler as diferenças entre as baterias em:

  • Baterias de chumbo-ácido: também chamadas de "baterias húmidas"; o tipo mais comum de baterias nos automoveis; demasiado pesada para ser usada em motociclos
  • Baterias AGM: leves e como tal apropriadas para motociclos. Ao invés de placas pesadas de chumbo, as camadas de leves de fibra de vidro são imbutidas. AGM signifia Material Absorvente de Vidro.
  • Baterias EFB: EFB significa Bateria Inundada Melhorada. Predominantemente usada em veículos com sistemas start-stop. Um tipo de malha de polyester serve como um meio de armazenamento.
  • baterias GEL: contem um acido gelatinoso, devido á elevada necessidade de energia dos sistemas com alto desempenho.
  • ~baterias de iões de litio: frequentemente usadas em veículos elétricos e híbridos devido à sual alta densidade de energia.
  • Pode uma bateria de automóvel carregar uma bateria de motociclo? Basicamente si, se ambas as baterias tiverem a mesma voltagem.

    Nos veículos mais recentes, as baterias, durante a maior parte do tempo, precisam de aguentar sobre alta necessidade de energia de sistemas como o ar condicionado e aquecimento, sistemas de navegação e muitos outros. E como tal não é surpresa que existam inúmeros tipos diferentes de baterias: 55 AH, 60 AH, 70 Ah, 44 Ah, etc. O número de Amperes-hora (Ah) indica a capacidade de armazenamento de energia. Mais especificamente, a quantidade de corrente que pode ser produzida a uma temperatura constante de 27ºC durante 20 horas, até a uma voltagem de 1.75V por célula de bateria. Carros subcompactos requerem cerca de 36 Ah, o que é naturalmente menos capacidade de que os carros compactos (até 50 Ah), carros de tamanho médio (até 70 Ah), carros de tamanho grande (até 120 Ah).

    Classificação da força de bateria

    Para uma classificação precisa de baterias de carro, a corrente (amperagem) ou a capacidade de carga na maioria das vezes serve como medida definitiva. Todos os aparelhos de armazenagem operam a 1 volts, portanto a capacidade serve como uma característica definida. Esta unidade de medida elétrica diz-nos quanta corrente a bateria consegue produzir. Como tal, se a bateria é constantemente carregada durante 20 horas a 5 amperes, e está completamente carregada após este período de tempo, isto dá uma capacidade de 5 vezes 20 horas, ou 100 amperes-hora (Ah). A bateria consegue então produzir exatamente esta capacidade de carga até estar completamente descarregada. Assim já sabe a diferença das designações de baterias de automóvel.

    Autobatterie

    O preço inclui embalagem, custo de transporte e IVA para Portugal continental.

    pneucity.com - uma oferta por Delticom AG
    \n