Segurança do pneu

Pneus são um componente relevante para a segurança de todos os veículos. O fato é a segurança do pneu só pode ser garantida quando o mesmo estiver em boas condições de uso.

Aqui você vai poder encontrar todas as informações importantes sobre cuidados com o pneu e segurança:

Danos / Estouros do Pneu

danos no pneu: prego enferrujado

© InCommunicado ISTOCK

Isso provavelmente já aconteceu com você: Você está dirigindo seu carro quando de repente os pneus estouram! Na maioria dos casos não é muito difícil de escapar dessas situações e a troca do pneu irá solucionar o problema. No entanto, se o carro estiver em alta velocidade, um simples estouro de pneu pode trazer consequências sérias. Portanto, o ideal é verificar os pneus regularmente, uma vez que pneus defeituosos sempre trazem problemas de todos os lados. As danificações de pneu mais visíveis são:

  • Rachaduras e cortes
  • Protuberâncias
  • Furos

Se a borracha estiver comprometida a água poderá penetrar no pneu e provocar oxidação em seu interior, o que irá enfraquecer o material. Danos como este podem ocorrer, por exemplo, por objetos estranhos como pregos e pedras que acabam entrando na banda de rodagem, em casos de pouca pressão de ar ou até mesmo através do contato agressivo com o meio-fio. Uma banda de rodagem desgastada e o armazenamento inadequado em ambientes onde o pneu seja submetido à radiação UV ou óleos, também podem levar ao estouro do pneu.

Um perfil desgastado também aumenta o risco de aquaplanagem e estende a distância de travagem. Na hora de sair para comprar seus pneus novos você deve levar em consideração todos esses pontos para fazer a melhor escolha. Depoimentos e votos de outros clientes irão ajudá-lo a encontrar os melhores pneus em termos de segurança. Para prevenir danos nos pneus você deve armazená-los corretamente e verificar sua condição antes de montá-los em seu veículo. Após um episódio de estouro de pneu, sua reparação ainda é possível, mas ainda assim irritante, principalmente se o defeito pudesse ter sido evitado.

Reparação e selador de pneus de carro

Pneus não são feitos para durarem a vida toda. Muitos deles só são eliminados quando a banda de rodagem já está desgastada, mas um estouro qualquer pode acontecer a qualquer momento. Na melhor das hipóteses, uma reparação do pneu irá solucionar o problema. Corpos estranhos ou o contato frequente com meios-fios pode acabar comprometendo a qualidade dos pneus. Se você ainda não sabe disso e continua dirigindo, os riscos de um estouro nos pneus aumentam ainda mais. Mas, e agora? O que eu posso fazer?

Kit de Reparação do Pneu ao invés da Roda de Reserva

Muitos fabricantes de automóveis não estão mais equipando seus novos modelos com uma roda de emergência, e sim com um kit de reparação. Este kit também inclui um selador de pneus. A diferença, que faz toda a diferença, é que utilizando o selador você terá que correr imediatamente para a oficina mais próxima, sendo que com uma roda de reserva você poderá percorrer longas distâncias sem se preocupar com o ocorrido. Especialistas decidirão então se o pneu pode ser recuperado ou se precisa ser substituído. Você pode encontrar uma grande variedade de pneus e kits de reparação na pneucity.com. As chances do reparo de um pneu aumentam se o pneu for recém-comprado ou se o dano for apenas parcial.

Golpe do pneus

O recomendável é nunca deixar chegar a este ponto. Verifique os pneus regularmente para ver se eles não apresentam objetos estranhos ou danos graves. Se acontecer de haver um prego no pneu, não retire-o! Isso fará com que o ar saia ainda mais rápido. O que você irá provavelmente precisar é aumentar a pressão do ar. De qualquer forma, após a descoberta de quaisquer danos, por menores que sejam, o melhor é ir a uma oficina. Com sorte, será possível a recuperação do pneu do carro. Contudo, se a superfície do pneu tiver sido afetada, a reparação do pneu infelizmente não será possível.

Apesar de serem mais frequentes, estouros de pneu não são apenas causados por pedras ou pregos. O contato frequente com o meio-fio ou a pressão de ar imprópria também deixam o pneu mais vulnerável. Para pneus de 0.5 barras pouca pressão de ar aumenta consideravelmente o risco de estouro dos pneus. Independentemente do motivo: sempre leve o veículo para ser examinado por um especialista e nunca tente consertar sozinho. Lembre-se de que você não entende profundamente sobre o assunto e só um profissional qualificado garantirá sua segurança na estrada. Compare também os custos da reparação com os valores de pneus novos, que podem ser geralmente encontrados em nossa loja online por preços mais em conta que a própria reparação.

Pneus desgastados

Tyre safety

© Bibigon ISTOCK

Acidentes causados por pneus desgastados continuam acontecendo dia após dia. Os pneus desgastados não são apenas perigosos, mas podem também ser caros já que muitas empresas de seguro não pagam por todos os danos em havendo concorrência de culpa. Pneus desgastados não são pequenas infrações e devem ser substituídos o mais rápido possível por pneus novos. Na pneucity.com o processo de encomenda leva apenas alguns minutos e você terá o pneu entregue em sua casa dentro de um período de quatro a cinco dias úteis após o pagamento.

Impactos dos pneus desgastados

O perigo que os pneus desgastados representam pode ser melhor explicado pela função de sua banda de rodagem. A banda de rodagem possui ranhuras, que coleta a água de estradas molhadas e a transporta para fora dos pneus, não permitindo que os pneus flutuem e evitando a aquaplanagem. A aplicação de pequenos ''sipes'' pode melhorar a aderência do pneu em estradas de neve ou gelo. Porém, se o pneu estiver desgastado, sua eficácia desaparece e sua distância de travagem é estendida consideravelmente, o que representa um sério risco de acidentes e que podem ser evitados somente fazendo com a troca dos pneus.

Mas, como saber se meus pneus estão "desgastados"? A lei exige uma profundidade de piso mínima de 1.6 mm. Entretanto, especialistas recomendam uma profundidade de piso mínima de 3 mm para pneus de verão e 4 mm para pneus de inverno a fim de promover maior segurança nas estradas. Você pode medir facilmente a profundidade de piso de seu pneu com o uso de uma moeda, assim como já explicamos anteriormente. Em alguns veículos isso não será possível, já que muitos pneus já apresentam um indicador de desgaste (TWI).

Subir

O preço inclui embalagem, custo de transporte e IVA para Portugal continental.

pneucity.com - uma oferta por Delticom AG