Dicas de condução - Pneus na Estrada

Pneus são um componente importantes para a segurança de qualquer veículo. Porém, a segurança do pneu só é garantida quando o pneu está em boas condições. Um perfil desgastado aumenta o risco de aquaplanagem e estende a distância de travagem. Ao comprar novos pneus, você deve considerar este ponto para fazer a melhor decisão. As críticas e depoimentos disponibilizados irão ajudá-lo a encontrar os melhores pneus em termos de segurança. Para prevenir danos aos pneus, você deve armazená-los corretamente e verificá-los antes de efetuar a montagem. Após o estouro do pneu, a reparação geralmente é possível, mas não deixa de ser irritante - especialmente se o defeito pudesse ter sido evitado.

Aqui você pode encontrar algumas dicas de segurança de condução:

Bremsweg und Bremsspuren

© toa555 FOTOLIA

Distância de Paragem ou Distância de Travagem

A distância de paragem é um critério de segurança que você já conhece desde a época de escola - pelo menos teoricamente, uma vez que o cálculo da distância de travagem é uma questão muito presente em exames. Ainda se lembra da fórmula?

Calculando a Distância de Paragem

A distância de travagem é o caminho que um veículo percorre entre o início da frenagem e sua completa parada, enquanto que a distância de paragem também inclui a distância de pensamento, que é de um pé para cada mph em que você esteja dirigindo. Para calcular a distância de paragem em pés, é só usar a fórmula: (velocidade) ² ÷ 20 + distância de pensamento. Multiplique o resultado por 0.3 para a fórmula de distância de paragem em metros. Esta é uma teoria, porque na prática a distância de paragem pode ser um pouco mais longa, visto que depende de vários fatores. Além de estradas molhadas ou cobertas de gelo ou neve, a condição dos pneus também influencia diretamente nos resultados.

Não é só o fato do pneu estar desgastado que faz a diferença, mas também o seu tipo. Se você estiver dirigindo no verão, por exemplo, com pneus de inverno, a distância de travagem sofrerá com isso. A distância de paragem com pneus de verão ou pneus de inverno é mais apropriada em períodos mais quentes. A razão disso é a mistura de borrachas mais resistentes do pneu de verão.

Atenha-se à sua segurança e a de outros motoristas - sempre dirija com uma distância necessária para permitir a distância de paragem em casos de emergência.

Aquaplanagem

Hidroplanagem de um carro

© introducer FOTOLIA

Aquaplanagem ou hidroplanagem é um verdadeiro pesadelo para muitos motoristas. Perder o controle do veículo aumenta o risco de acidentes e isso ninguém quer, certo? Mas, o que é aquaplanagem e como ela ocorre?

Pneus convencionais possuem uma banda de rodagem com muitas ranhuras longitudinais e transversais. Em estradas molhadas elas coletam a água que é transportada lateralmente para fora do pneu de modo que o contato entre a banda de rodagem e a estrada seja sempre garantido. Se isso não funcionar, as películas de água acabam fazendo com que o pneu flutue. Com esta nova tecnologia, as forças externas não atacam os pneus. A aquaplanagem possui como características:

  • Uma condução mais suave
  • Rotação das rodas
  • Barulhos de água embaixo do veículo

O que fazer diante de uma aquaplanagem?

Existe uma regra básica para a aquaplanagem: Não breque! Use a embreagem e continue dirigindo. Os pneus devem estar alinhados ao sentido da marcha.

O melhor, claro, é que não ocorra uma aquaplanagem. Portanto, dirija atentamente quando estiver chovendo. Verifique também a profundidade de piso de seus pneus regularmente. Somente com uma profundidade de piso de, pelo menos, 3 mm um pneu pode oferecer segurança. Se as ranhuras dos pneus estiverem desgastadas, entretanto, elas não irão absorver suficientemente a água e você sempre terá a possibilidade de passar por um episódio de aquaplanagem em tempos chuvosos. Aliás, muitos motoristas têm mais medo de aquaplanagens durante o inverno, visto que a lama ou o gelo derretido também podem provocar deslizamentos. Para proteger-se, nesses casos, atenha-se aos mesmos princípios de segurança designados para as estradas molhadas.

Subir

O preço inclui embalagem, custo de transporte e IVA para Portugal continental.

pneucity.com - uma oferta por Delticom AG