Regulamentos para pneus

Infelizmente não é possível instalar qualquer pneu em seu carro e sair dirigindo. Os pneus a serem escolhidos para o seu veículo precisam primeiro de uma aprovação prévia. Além disso, existem outros regulamentos para o uso dos pneus.

Aqui você vai encontrar leis e regulamentos para pneus/strong>:

Pneus aprovados

Para descobrir sobre os pneus autorizados para um determinado tipo de carro ou motocicleta, uma breve verificação dos documentos do veículo geralmente pode ajudar. Entretanto, geralmente outros tamanhos também são autorizados, mas as modificações devem ser registradas, pois, caso contrário, a cobertura do seguro será cancelada. Muitos fabricantes de pneus oferecem a possibilidade de busca por tais pneus aprovados em seus sites com base nas seguintes informações:

  • marca e modelo do veículo
  • tipo do veículo
  • velocidade máxima
  • pneus padrões
  • cargas permitidas por eixo
  • tamanho(s) do(s) pneu(s) desejado(s)
  • tamanho do aro

Rotulagem Europeia de Pneus

Assim como para muitos outros produtos, há uma série de diretivas para pneus fabricados na União Europeia. Por exemplo, o fabricante deve marcar todos os pneus produzidos a partir de 1 de novembro de 2012 com a rotulagem europeia de pneus. Este regulamento de 2009 é obrigatório para carros e veículos comerciais. O tamanho da rotulagem é tão padronizado quanto a medição de seus valores: resistência ao rolamento, aderência a pisos molhados e ruído de rolamento externo. Através deste regulamento, a UE visa proteger o meio ambiente. Portanto, é importante que os clientes procurem pela rotulagem europeia de pneus sempre que forem efetuar a compra de seus pneus.

EU Reifenlabel

Rotulagem Europeia de Pneus: E C 71

Resistência ao Rolamento

A resistência ao rolamento de um pneu tem uma influência direta no consumo de combustível do veículo. Na rotulagem europeia de pneus, existe uma classificação para a resistência ao rolamento, onde A está para as resistências mais baixas e G para as mais altas (a classe D não é usada). A Comissão Europeia estima que o pneu da classe G consuma até 7% mais combustível em comparação ao pneu da classe A.

Aderência em pavimento molhado

A aderência em pavimento molhado também é classificada na rotulagem europeia de pneus. As classes D e G não existem. A classificação para a aderência ao pavimento molhado refere-se à distância de paragem comparada ao pneu de referência. Os pneus da classe A têm uma distância de parada muito mais curta que os pneus da classe F, por exemplo, que podem até mesmo salvar vidas em casos de emergência.

Ruído

Para a emissão de ruído a rotulagem europeia de pneus não utiliza letras, mas valores absolutos em decibéis, bem como um ícone de ondas de som que categoriza o som em três classes. Se o símbolo tiver apenas uma faixa escura, o som do pneu é de, pelo menos, 3 dB abaixo do limite europeu futuro. Duas faixas significam que o ruído do pneu está entre o limite europeu future e 3 dG abaixo, enquanto três faixas indicam que o ruído do pneu está acima do limite europeu futuro.

Por fim, cada cliente deve decidir sobre a importância da rotulagem europeia de pneus. Na pneucity.com você também irá encontrar a sigla DEX em cada pneu. A sigla significa "Delticom efficiency index (índice de eficiência da Delticom)" e é baseada em votos e depoimentos de mais de 40,000 clientes em 15 países diferentes, dando total valor às preferências de nossos clientes, o que pode ser um bom guia para você poder efetuar a melhor compra de seus pneus.

Função da Roda de Reserva

Muitos condutores perguntam se uma roda de reserva é obrigatória. Hoje em dia, muitos fabricantes equipam os seus veículos apenas com kits de reparação e não mais com rodas de reserva. Eles logicamente o fariam se assim fosse exigido, o que não acontece, pois atualmente tanto a roda de reserva como o kit de reparação de pneus são legalmente permitidos. Fica ao seu critério ter ou não ter uma solução ao seu alcance em caso de um pneu furado. Aliás: ao contrário da roda de reserva, ao usar kits de reparação você precisará dirigir imediatamente até a oficina mais próxima.

Subir

O preço inclui embalagem, custo de transporte e IVA para Portugal continental.

pneucity.com - uma oferta por Delticom AG