Serviço de avaria e ferramentas

Uma avaria no automóvel é irritante e pode acontecer por inúmeras razões. Enquanto você consegue maior parte das vezes resolver um furo no pneu com um suplente, ou com um pneu auto-selante, um depósito de combustível vazio ou uma falha no motor é um problema maior. Se estiver protegido por um clube auto, você pode telefonar para o serviço de avarias deles. Para isto basta ligar para o número da linha de apoio, o que consegue fazer rapidamente graças aos smartphones. Mas em áreas rurais pode não ter serviço de telemóvel. Nesse caso uma cabine telefónica pode ajudá-lo, que podem ser encontradas em autoestradas e outras estradas. A chamada é gratuita. Se não for membro de um clube automóvel, pode pedir ajuda na mesma, mas tem de pagar a assistência. Os fabricantes automóveis por vezes oferecem um serviço similar que pode ser coberto por um seguro, dependendo do problema.

Serviço de avaria automóvel

Um certo número de clubes automóvel oferecem adesão ad hoc com o objetivo de cobrir o serviço de avaria quando necessário. Isto é prático, para que o condutor não tenha de pagar o transporte extra. As seguradoras oferecem assistência em viagem aos seus segurados, em que enviam um técnico capacitado para resolver pequenas avarias. Assistência no local como esta é a ideal mas por vezes não é possível. Por vezes não é possível evitar que o automóvel seja rebocado, o que pode custar um pouco. Por norma tem um plafond anual de utilização do reboque, sendo que após este plafond tenha sido esgotado, começará a ser cobrado.

Panne

Pode encontrar uma grande seleção de macacos, rampas, e outras ferramentas aqui.

Macacos

Com um macaco consegue levantar um carro, o que faz as reparações serem mais fáceis e permite trocar um pneu. Existem vários tipos de macacos, que diferem na sua operacionalidade. Quando for comprar, não considere só o preço, mas também a qualidade, pois acidentes graves podem ocorrer se o macaco falhar enquanto estiver a trabalhar debaixo de um carro levantado. Um símbolo GS, um selo TUV, ou a designação CE são os requerimentos mínimos.

Quando estiver á procura de um macaco adequado, tenha em consideração o peso do seu veículo a altura do eixo e o método de operação. Se apenas precisar do macaco ocasionalmente, como para mudar os pneus de verão pelos de inverno, consegue arranjar um modelo por 20 Euros. Quem tenha como hobby ser mecânico deverá investir um pouco mais; as bombas no macaco hidráulico vão durar mais tempo, e os macacos rolantes mais caros são mais fáceis de usar.

O modelo mais simples é o macaco de tesoura em forma de diamante, que pode ser comprado por 10 Euros ou mais. Com este modelo, tem de dar á manivela para levantar o carro. Terá de dar à manivela algum tempo, mas não requer muita força física. O macaco de tesoura pode ser convenientemente transportado e é um item popular quando uma avaria acontece. A variação é um macaco de garrafa com um braço para dar à bomba.

Outros tipos de macacos comuns:

    • Macaco de rodas
    • Macaco garrafa
    • Macaco saco de ar

Os macacos de automóvel devem ser só usados ao nível da superfície, com o travão de mão posto. Antes the usar, o carro deve estar engatado na primeira mudança, ou em "parque" se for mudanças automáticas.

Wagenheber

Macacos hidráulicos

Com os macacos hidráulicos existem diferenças entre o macaco de rodas e o macaco de garrafa. Os macacos de rodas funciona com a pressão do óleo e são bastante práticos pois possuem quatro rodas, onde duas têm completa liberdade de movimento (como um carrinho de compras). Podem ser colocados no centro de um eixo, fazendo com que o carro que foi levantado se possa mover. Baixar e subir é feito com uma alavanca que funciona com uma bomba hidráulica. Por outro lado, o macaco tem a forma de uma tijela (idealmente com uma borracha no topo) - é esta parte que faz contacto com o carro. Macacos de rodas têm uma desvantagem: devido ao seu peso, não são portáteis e são um pouco caros..

Outra opção - mesmo que não seja fundamentalmente melhor - é o macaco garrafa. Este tipo de macaco consegue levantar 30 toneladas e é mais forte do que qualquer outro macaco. Profissionais usam macacos pneumáticos de garrafa, embora também existam modelos hidráulicos. A grande capacidade de elevação permite-lhes serem usados para veículos comerciais/utilitários, ou caravanas, mesmo que a altura de elevação seja baixa.

Macacos elétricos

Uma alternativa aos macacos manuais, pneumáticos, e hidráulicos é o macaco elétrico. Na realidade é um macaco de tesoura que tem um motor. Funciona através do isqueiro do carro, portanto não existe manivela. Existem vários tipos diferentes de macacos elétricos, que variam no poder, altura de elevação, e claro, preço. Alguns modelos conseguem também ligar-se à bateria do veículo.

Macaco saco de ar

O macaco saco de ar usa os gases de escape para o levantar. É uma espécie de balão feito de um plástico resistente ao corte que tem um tubo ou uma mangueira numa das pontas. Esta é encaixada ao tubo de escape do carro, e liga-se o motor, que inflaciona o balão. Um macaco saco de ar tem uma vantagem notável: é de fácil de transporte pois ocupa pouco espaço, e requer muito pouco esforço físico para o usar. Igualmente, é adequado para usar em superfícies desniveladas que são difíceis com os macacos tradicionais. Mas o saco de plástico é suscetível a rasgões e furos, e se isso acontece durante uma avaria, você está com um problema.

Rampas de carregamento são usadas para carregar (e descarregar) de um veículo para outro, quando existe uma diferença de alturas entre os dois veículos. Estas têm de ser muito estáveis pois estão a ser movidas cargas pesadas. São feitas de diferentes materiais dependendo da utilização, normalmente de aço ou alumínio. Usada com carros, camiões largos, equipamento de construção, ou motociclos - rampas de carregamento são muito convenientes. Quando for comprar é importante ter em mente, não só a capacidade de carga, mas também o angulo ideal, e como tal a sua largura. .

Em oposição às rampas de acesso de cadeiras de rodas, as rampas de carregamento para veículos consistem em duas peças, uma para cada roda. A distância entre elas pode ser fixada para a largura do eixo. Uma ligeira curvatura torna o carregamento ainda mais fácil. Existem também rampas com paredes exteriores desenhadas para prevenir que o veículo deslizasse da ponta. Rampas dobráveis tem a vantagem de não serem tão volumosas, portanto são mais fáceis de transportar e ocupam menos espaço.

A rampa de carregamento correta para cada veículo:

Rampa de carregamento para carros de passageiros

A rampa de carregamento para carros de passageiros podem cumprir outro propósito sem ser o de carregar. Normalmente existem duas rampas feitas de metal, onde o carro se movimenta. A posição inclinada do veículo permite acesso ao chassis para localizar e reparar problemas. As rampas de carregamento para carros de passageiros são como uma plataforma de elevação, embora não tenha acesso a todo o chassis. Estes são claro mais em conta que uma plataforma de elevação.

As rampas de carregamento para carros de passageiros variam em largura. Modelos típicos encaixam pneus com largura 195-, 225-, e 255-. Você pode optar por um modelo que ajusta a altura, o que se começa a parecer com uma plataforma elevatória. Em qualquer caso, são melhores que um macaco. As rampas de carregamento para carros de passageiros são mais acessíveis do que pensa. Por norma não compensa alugá-las.

Rampa de carregamento de camiões

As rampas de carregamento convencionais tem uma capacidade para muitas centenas de quilos. Isso é suficiente para levar motociclos, moto-quatros, e outros veículos leves. Se quiser carregar um camião, tem de lidar, por norma, com cargas mais pesadas. Portanto a rampa de carregamento de camiões deverá aguentar várias toneladas. Isto também tem um papel no transporte de veículos comerciais. Quando for comprar, verifique se a classificação da carga se refere a uma ou duas rampas. Bloqueie as rodas do veículo com calços, e tenha a certeza que as rampas não deslizam.

Rampas de carregamento de materiais de construção

Equipamento de construção costuma pesar várias toneladas. Portanto é importante usar rampas de carregamento de materiais de construção próprias. Tem de ter uma alta capacidade de carga. Existem rampas de aluminio adequadas para isso. As rampas de carregamento de materiais de construção conseguem suportar. Até 20 toneladas e devem ser abordadas com muito cuidado devido ao envolvimento de grandes cargas. O ângulo máximo deve ser 30%, 16,5 graus. O comprimento da rampa deve ser calculado usando a seguinte fórmula: diferença de altura x 3.5. Se o veículo a ser carregado só tem um eixo, a capacidade de carga da rampa é cerca de 80% do valor listado, pois por norma refere-se a veículos com dois eixos.

Rampas de carregamento em alumínio

De acordo com a sua aplicação, as rampas de carregamento diferem não só em comprimentos como também no material. Normalmente são feitos de aluminio ou aço. A capacidade de carga não varia muito - aqueles com uma capacidade de mais de 1 toneladas são por norma rampas de carregamento em alumínio. Estas tem a vantagem de ser mais leves, tornando-se mais fácil o transporte. Estão disponíveis como rampas dobráveis e neste caso são guardadas na área de carga do veículo. Não devem ser confundidas com rampas que consistem em várias peças agrupadas com juntas que são extremamente portáteis. Rampas do estilo telescópicas ou do tipo de mala são rampas de alumínio que podem ser guardadas com imensa facilidade.

O preço inclui embalagem, custo de transporte e IVA para Portugal continental.

pneucity.com - uma oferta por Delticom AG