Armazenamento Correto e Cuidados com o Pneu

Ter vários conjuntos de pneus devido a troca frequente de pneus entre o verão e o inverno, ao invés de apostar em pneus para todas as estações, pode trazer um problema muito comum e que afeta muitos motoristas: o armazenamento correto dos pneus. Você tem a opção de deixá-los sob o cuidado de profissionais em oficinas ou em uma de nossas montadoras. Armazená-los em um porão ou na garagem também pode ser uma opção, mas requer cuidados especiais.

Locais de Armazenamento e Armação para Pneus

Primeiro, aumente a pressão dos pneus em 0.5 barras. Escolha um ambiente fresco e seco para armazenar os pneus. Além disso, os pneus devem estar protegidos dos raios ultravioletas. Remova qualquer objeto estranho da banda de rodagem e marque os pneus com um BR (traseira direita), FL (dianteira esquerda), etc. Se os pneus estiverem nos aros, as rodas inteiras podem ser empilhadas uma sobre a outra. O uso de uma armação para pneus / armação para aros também é possível. Se os pneus não estiverem montados nos aros, eles deverão ser armazenados próximos um do outro. Gire os pneus de tempos em tempos para garantir que não há líquidos corrosivos no chão, tais como óleo ou gasolina. Se algum desses líquidos entrar em contato com os pneus, haverá o dano do composto de borracha dos pneus, tornando-os inutilizáveis.

Cuidados com o Pneu

Pneus bem cuidados duram por muitos anos. Isto inclui a remoção de corpos estranhos dos pneus, bem como a frequente inspeção para ver se não estão danificados. Se houver quaisquer cortes ou amassos, você deverá comprar novos pneus ou, pelo menos, levá-los até um profissional para verificar se ainda podem ser reparados.

Além disso, é importante que se tenha uma profundidade de piso mínima de 1.6 mm, que é legalmente exigida. Porém, o recomendável é que mesmo pneus que apresentem 3 mm sejam trocados a fim de promover uma maior segurança ao motorista. A idade do pneu também irá afetar a condução do veículo e, por isso, precisa ser verificada. O número DOT na parte lateral dos pneus revela informações sobre sua data de fabricação - os dois primeiros dígitos referem-se à semana, seguida do ano de fabricação do pneu. Após 8 anos, todo pneu deve ser substituído, estanto desgastado ou não.

Armação para aros e armazenamento correto de pneus
Armação para armazenamento correto de pneus

Obrigatoriedade do uso de pneus de inverno na Europa

Em alguns países europeus, os pneus de inverno são obrigatórios sob certais condições, em sua maioria, relacionadas às condições climáticas ou período específico. Enquanto não há nenhum tipo de obrigatoriedade legal para países como Albânia ou Malta, em países como a Alemanha, por exemplo, dirigir sem pneus de inverno é um ato punível. Portanto, deve-se checar sobre os regulamentos antes de sair de férias. Em alguns locais, os pneus de inverno estão limitados à determinados limites de velocidade, já em outros lugares o uso de correntes antiderrapantes pode ser desconsiderado.

Podemos dizer, basicamente, que países com maior incidência de neve e presença de montanhas altas possuem leis mais severas que em países localizados no Sul da Europa, por exemplo. Países como Polônia, Holanda e Irlanda não possuem obrigatoriedade legal de uso de pneus de inverno e pneus com spikes são até proibidos por lá. Já que há muitas exceções e as regras diferem de país para país, elaboramos, de forma resumida, dados sobre as obrigatoriedades do uso de pneus de inverno e regulamentos sobre o uso de correntes antiderrapantes e spike nos pneus.

O preço inclui embalagem, custo de transporte e IVA para Portugal continental.

pneucity.com - uma oferta por Delticom AG