Estado da encomenda x
Fazer logoff

308800562

Tecnologia de Vedação

Os fabricantes de pneus estão constantemente a desenvolver novas tecnologias para aumentar a segurança do motorista em caso de danos e falhas nos pneus. Desde a introdução dos pneus Run-Flat, a Tecnologia de Vedação tornou-se um padrão da indústria. E eles ainda foram além: enquanto os pneus Run-Flat não são compatíveis com todos os aros e após a perda de pressão podem rodar até 80 km a 80 km/h, os pneus autovedantes não têm essa restrição. Além disso, a sua troca imediata não é necessária.

A Pirelli chama esta tecnologia de "Seal Inside", a Michelin decidiu pelo nome de "SelfSeal", e a Continental vende-os sob o nome de "ContiSeal" - em todos os casos essa inovação é indicada através de um logotipo na parede do pneu. O sistema por trás disso tudo visa o mesmo: uma condução muito mais livre, que só é possível devido à uma camada vedante situada no interior do pneu. Sendo assim, se um objeto estranho perfurar a superfície do pneu, o buraco é hermeticamente selado e isto faz com que o ar não escape. E não importa se o objeto estranho permanecer ou não no pneu. Além disso, a água de pisos molhados também não pode penetrar e enferrujar o fio de aço deste pneu.

Verifique os pneus regularmente

O ideal é verificar frequentemente se não há pregos ou parafusos na banda de rodagem, uma vez que muitas vezes o motorista não percebe que há objetos estranhos nos pneus. Se houver desconfiança, o melhor a fazer é procurar por um profissional capacitado, que examinará quaisquer danos de forma mais cuidadosa a fim de decidir se o pneu pode ser consertado ou se a troca é necessária.

© Tecnologia de Vedação

Os pneus com a Tecnologia de Vedação são trocados e calibrados assim como os pneus padrões do mercado e podem ser instalados em todos os aros tradicionais. Ao consertar um destes pneus, a camada de vedação ao redor da área perfurada é removida. Neste caso, o pneu não poderá mais ser protegido se uma nova perfuração ocorrer no local. Especialmente para esta estação é recomendado (mas não obrigatório) o uso dos pneus em conjunto com um sistema de controlo da pressão dos pneus.

Os pneus que apresentam a Tecnologia de Vedação, geralmente não são comercializados como uma linha de produtos separada, mas como um complemento de modelos padrões dos fabricantes. O motivo: as suas características de condução são idênticas. Isto inclui a resistência ao rolamento, tração em piso molhado e emissão de ruído. Por exemplo, o modelo Pirelli Cinturato All Season oferece a tecnologia Seal Inside. Através de testes minuciosos feitos com pregos e parafusos nos pneus, o modelo Alfa Giulietta 1.4 Turbo 105CV conseguiu rodar com total segurança, conforto e isento de qualquer tipo de problema até 452 km a uma velocidade média de 84 km/h. Durante este período, a pressão do ar sofreu uma diminuição de apenas 0.1 bar.

Mais segurança, menos poluição

Muitos fabricantes de carros já reconheceram as vantagens da Tecnologia de Vedação e estão a equipar os novos modelos de carros das classes médias e altas. A Continental afirma que cerca de 80% dos danos dos pneus podem ser prevenidos com esta tecnologia. Na Pirelli, a expectativa é de 85%. Isto aumenta extremamente a segurança do motorista, o que ajuda a diminuir a frequência de acidentes na estrada, que é alta e tem como causa justamente a perfuração dos pneus por objetos estranhos. Além disso, o impacto na natureza é reduzido, visto que a Tecnologia de Vedação poupa recursos e diminui o descarte de pneus danificados.