Estado da encomenda x
Fazer logoff

308800562

Pneu balanceamento

Quando não há simetria na rotação de um objeto o desequilíbrio é inevitável. Isso pode acontecer devido a desgastes irregulares de piso dos pneus do veículo, por exemplo, uma vez que a aderência não está ajustada corretamente. Este caso é mais notório em alta velocidade porque causa uma vibração no volante e pode trazer riscos ao veículo ou até causar danos à suspensão e condução. Por isso, verifique sempre se o alinhamento das rodas e a calibragem dos pneus estão sendo feitos por um profissional realmente capacitado.

Métodos de Calibragem de Pneus

Entretanto, a calibragem de pneus não deve somente ser feita quando houver algum problema com o carro, mas o ideal é fazê-la a cada troca de pneus. As oficinas possuem equipamentos especiais, com os quais podem similar o desempenho de um carro e analisar a performance de rolamento dos pneus. Em alguns casos é feita uma calibragem eletrônica e os pneus nem precisam ser removidos do veículo. O desequilíbrio pode ser detectado através de dois métodos e então corrigidos pela inserção de contrapesos dentro ou fora do aro. Esses contrapesos adicionais fazem com que a distribuição de massa do carro volte ao equilíbrio e podem ser coladas ou presas. Há também os contra-pesos introduzido por meio de plugues ou ar.

Contrapesos Estáticos e Mecânicos

O que também pode acontecer em certos casos é que o peso do veículo não tenha que ser aumentado, mas reduzido a fim de eliminar o desequilíbrio. Neste caso, o trabalho não será feito com contrapesos, mas com perfuração, lixamento ou moagem. Parafusos também podem ser usados. Além dos contrapesos estáticos de calibragem, há ainda a variação dinâmica em forma de tubo termoplástico com preenchimento de esferas de aço. Contudo, este método ainda não se estabeleceu no mercado.

Alinhamento das Rodas

Se a convergência/divergência (TOE) de seu veículo estiver ajustada de forma errada, você irá notar essa irregularidade no momento em que estiver dirigindo em linha reta, uma vez que o volante começa a oscilar. Ao fazer uma curva, a subviragem ou sobreviragem também pode ser um sinal de que seu veículo está precisando de um alinhamento de rodas. Caso você não tome nenhuma providência, o pneu poderá sofrer desgastes em uma de suas laterais, tendo que ser trocado posteriormente. TOE é uma medida de espaçamentos largos ou estreitos que analisa a distância e o posicionamento das rodas frontais ou traseiras de um veículo.

É impossível tentar alinhar as rodas sozinho. Primeiramente, a medição é extremamente difícil e, em segundo lugar, estamos falando de variações milimétricas, que são praticamente impossíveis de serem determinadas sem equipamentos técnicos de medição digital. Porém, mesmo uma alteração mínima pode ser notada claramente através do desempenho de seu carro. Já na oficina mecânica ou em alguma de nossas montadoras, o alinhamento das rodas pode ser feito em questão de minutos. O ideal é sempre trocar os pneus para um alinhamento perfeito. Especialistas saberão exatamente qual geometria do eixo é a mais apropriada para o veículo - convergência/divergência (TOE), avanço (Caster) ou cambagem (Camber).

© Stephane Bonnel FOTOLIA