No final de uma etapa encurtada e repleta de condicionantes, os PEUGEOT 2008 DKR mantêm-se nos dois primeiros lugares da Classificação Geral, agora com Carlos Sainz à frente de Stéphane Peterhansel.
Devido a um calor particularmente abrasador para os pilotos das duas rodas (na ordem dos 47 °C), esta especial feita, em grande parte, sobre pisos em areia, foi interrompida no CP2, após 179 km dos 285 km cronometrados previstos.
Todos os concorrentes encontraram inúmeros problemas. Foi o caso de Carlos Sainz/Lucas Cruz, com três furos lentos e dois ‘atascanços’. Com mais de 4 minutos de atraso no Waypoint 3, a equipa espanhola viria, ainda assim, a vencer a especial, encontrando-se agora à cabeça da Classificação Geral, o que acontece pela primeira vez nesta edição da prova.
Líder do Dakar durante a manhã, a dupla Stéphane Peterhansel/Jean-Paul Cottret teve dois furos e dois ‘atascanços’, que lhe custaram mais de onze minutos. O carro n° 302 ocupa agora o 2º lugar da geral.
Apesar de terem perdido tempo para ajudar Peterhansel, a dupla Cyril Despres/David Castera realizou uma performance magnífica, pontuada pelo 6º melhor tempo.
Segundo dia caótico para a dupla Sébastien Loeb/Daniel Elena. Depois de terem ficado presos na areia por quatro vezes, a equipa franco-monegasca teve que mudar uma transmissão a 30 km do final da especial. Perderam 1h13 m.
Carlos Sainz (PEUGEOT 2008 DKR n°303), Vencedor da Etapa
«Foi uma especial muito difícil. Havia muita zona de offroad em terreno macio e muita vegetação. Tivemos que parar por duas vezes porque ficamos presos na areia. Não sei exatamente a razão por que encurtaram a especial, mesmo se esta estava a ser muito desafiante devido ao calor. Tivemos três furos lentos mas não tivemos que parar para trocar os pneus. Estou feliz por estar na liderança, mas amanhã (hoje) será difícil abrir a estrada na especial de Fiambala.»
Cyril Despres (PEUGEOT 2008 DKR n°321), 6º Lugar na Etapa
«Foi uma etapa calma para nós. Concentrámo-nos em não ficarmos presos na areia. Estávamos no ritmo numa etapa fisicamente muito difícil. Vimos um carro parado e era o Stéphane. Quando nos é dada a oportunidade de fazer parte do Team PEUGEOT Total há que parar para ajudar, de modo a perder-se o mínimo tempo possível. Demos-lhe uma roda sobressalente. Sem esta interrupção penso que poderíamos ter chegado à vitória na etapa de hoje.»
Stéphane Peterhansel (PEUGEOT 2008 DKR n°302), 7º Lugar na Etapa
«Encontrámos muitos problemas. Havia a vegetação, com alguns catos grandes, e furámos por duas vezes. Também ficámos presos na areia duas vezes, não nas dunas, mas em terreno macio. Depois, reduzi a velocidade na aproximação a um buraco e fiquei preso. Para além disso, no final do especial, devido à vegetação que entupiu os radiadores, tive que levantar o pé do acelerador para evitar o sobreaquecimento do motor. Perdemos imenso tempo hoje. A especial de Fiambala será, provavelmente, crucial para a restante prova».
Bruno Famin, Diretor da Peugeot Sport
«Sabíamos muito bem que estes primeiros dias da segunda semana seriam extremamente complicados e, de facto, foram-no. Apesar disso, continuamos com dois carros na liderança, se bem que o Stéphane tenha perdido bastante tempo. O Nasser continua a um pouco mais de 14 minutos e o nosso objetivo continua a ser o mesmo, levar os quatro carros até à cidade de Rosário. Todos os nossos pilotos estão ao serviço da marca e sabem-no. Agora, tendo em conta a reduzida vantagem que temos sobre o Nasser Al Attiyah, é muito prematuro dar ordens de equipa, como o demonstram os acontecimentos destes dois últimos dias.»
Classificação da 9ª Etapa (Belén-Belén)
1. Carlos Sainz (ESP)/Lucas Cruz (ESP), PEUGEOT 2008 DKR, 2h35min31s
2. Erik Van Loon (NLD)/Wouter Rosegaar (NLD), Mini All 4 Racing, +10s
3. Mikko Hirvonen (FIN)/Michel Perin (FRA), Mini All 4 Racing, +17s
4. Giniel De Villiers (ZAF)/Dirk Von Zitzewitz (DEU), Toyota Hilux, +38s
5. Nasser Al-Attiyah (QAT)/Matthieu Baumel (FRA), Mini All 4 Racing, +2min04s
6. Cyril Despres (FRA)/David Castera (FRA), PEUGEOT 2008 DKR, +6min46s
(...)
7. Stéphane Peterhansel (FRA)/Jean-Paul Cottret (FRA), PEUGEOT 2008 DKR, +9min12s
(...)
22. Sébastien Loeb (FRA)/Daniel Elena (MC), PEUGEOT 2008 DKR, +1h13min47s
(...)
Classificação Geral após a 9ª Etapa
1. Carlos Sainz (ESP)/Lucas Cruz (ESP), PEUGEOT 2008 DKR, 28h39min24s
2. Stéphane Peterhansel (FRA)/Jean-Paul Cottret (FRA), PEUGEOT 2008 DKR, +7min03s
3. Nasser Al-Attiyah (QAT)/Matthieu Baumel (FRA), Mini All 4 Racing, +14min38s
4. Mikko Hirvonen (FIN)/Michel Perin (FRA), Mini All 4 Racing, +34min50s
5. Giniel De Villiers (ZAF)/Dirk Von Zitzewitz (DEU), Toyota Hilux, +53min18s
(...)
10. Cyril Despres (FRA)/David Castera (FRA), PEUGEOT 2008 DKR, +1h51min30s
(...)
13. Sébastien Loeb (FRA)/Daniel Elena (MC), PEUGEOT 2008 DKR, +2h16m
(...)
Quantidade: %entry-quantity%
Preço por unidade: %entry-formattedTotalPrice%