21/10/2015
Após cinco vitórias alcançadas pelo PEUGEOT 208 WRX nesta temporada, o Team Peugeot Hansen viu-se premiado em Franciacorta (Itália) com o título de Equipas do Campeonato do Mundo FIA de Rallycross.
Não foi preciso esperar pelo final do campeonato para se saber o veredicto. Abordando a 12ª corrida da temporada com uma vantagem apreciável de 79 pontos, o Team Peugeot Hansen estava numa posição confortável na tabela de Equipas, bastando-lhe marcar alguns pontos para que o brilhante percurso desta temporada se transformasse em ouro.
Apesar de um fim-de-semana um pouco caótico e que terminou nas Semi-Finais, Timmy Hansen e Davy Jeanney marcaram, em conjunto, pontos suficientes para preservar a equipa de qualquer ameaça na última corrida, a realizar na Argentina, em Rosario, entre os dias 28 e 29 de Novembro. Assente em cinco vitórias e 11 subidas ao pódios, este título consagra os progressos de uma equipa que foi criada no início da temporada de 2014.
Matematicamente, Timmy Hansen e o seu PEUGEOT 208 WRX #21 ainda têm hipóteses de disputar o título de pilotos com Petter Solberg durante a final a realizar em solo argentino, mas a diferença de 26 pontos tornará muito árdua essa conquista.
Para completar este fim-de-semana de celebrações, Kevin Hansen, piloto do Peugeot Red Bull Hansen Junior Team, garantiu o campeonato RXLites, categoria que coloca em competição todas as melhores esperanças do Rallycross mundial!
Kenneth Hansen, Director de Equipa
«Conquistar este título é uma sensação fantástica! Trabalhamos tão bem em conjunto ao longo deste ano, especialmente os nossos dois pilotos. Hoje recolhemos esses frutos. Na realidade, sinto que somos a melhor equipa, não só porque conquistámos o título, mas porque estamos todos realmente a trabalhar na mesma direção. Iniciámos este projeto no final na temporada passada e lutámos para sermos competitivos. Este ano apresentámo-nos melhor preparados. No início de temporada não conquistámos tantos pontos como esperávamos, mas mostrámos rapidamente que haviam de contar connosco, algo que os nossos pilotos demonstraram com a conquista de cinco vitórias.»
Timmy Hansen, PEUGEOT 208 WRX nº 21, 6º lugar na Semi-Final 2
«Somos Campeões do Mundo! É fantástico! E esta equipa merece-o realmente pois são os melhores. Infelizmente, hoje não foi um bom dia para mim. Tínhamos uma velocidade de ponta muito boa, mas tivemos pequenos problemas com os arranques. Nas Semi-Finais encontrei-me ombro a ombro com outro piloto que me empurrou contra um muro. A minha corrida acabou ali, reduzindo as minhas hipóteses para a discussão do título de pilotos.»
Davy Jeanney, PEUGEOT 208 WRX nº 17, , 6º lugar na Semi-Final 1
«Senti-me um pouco dececionado com o modo como se desenrolou o fim-de-semana, mas isso rapidamente viu-se varrido pela alegria que me deu o título de equipas que acabámos de alcançar. É uma bela confirmação do valor da equipa. É muito bom, pelo que vamos celebrá-lo como deve ser.»
* Este título apenas se tornará oficial aquando da entrega de prémios da Federação Internacional do Automóvel
Campeonato FIA World Rallycross 2015
Classificação 12ª prova (Franciacorta – Itália) – 17/18 de outubro de 2015
Andreas Bakkerud (Olsberg MSE AB, Ford Fiesta ST)
Johan Kristofferson (Volkswagen Team Sweden, VW Polo)
Petter Solberg (SDRX, Citroën DS3), 279 pts
Anton Marklund (EKSRX, Audi S1)
Manfred Stohl (Team Austria, Ford Fiesta ST)
Timu timerzyanov (OlsbergMSE AB, Ford Fiesta ST)
Classificações após 12 provas:
Pilotos
Petter Solberg (SDRX, Citroën DS3), 279 pts
Timmy Hansen (Team Peugeot Hansen, Peugeot 208 WRX), 253 pts
Johan Kristoffersson (Volkswagen Team Sweden, Volkswagen Polo), 228 pts
Andreas Bakkerud (OlsbergMSE AB, Ford Fiesta ST), 215 pts
Davy Jeanney (Team Peugeot-Hansen, Peugeot 208 WRX), 189 pts
Mattias Ekström (EKS, Audi S1), 179 pts
Reinis Nitiss (OlsbergMSE AB, Ford Fiesta ST), 164 pts
Toomas Heikinen (Marklund Motorsport, Volkswagen Polo), 128 pts
Equipas
Team Peugeot Hansen, 442 pts
Ford Olsbergs MSE, 379 pts
SRDX, 312 pts
Calendário 2015
24-26 abril: Portugal (Montalegre)
1-3 maio: Alemanha (Hockenheim)
15-17 maio: Belgium (Mettet)
22-24 maio: Grã-Bretanha (Lydden Hill)
19-21 junho: Alemanha (Estering)
3-5 julho: Suécia (Holjes)
7-8 agosto: Canadá (Trois-Rivières)
21-23 agosto: Noruega (Hell)
4-6 setembro: França (Lohéac)
18-20 setembro: Espanha (Barcelona)
2-4 outubro: Turquia (Istambul)
16-18 outubro: Itália (Franciacorta)
27-29 novembro: Argentina (San Luis)
Siga as em http://hansen-motorsport.se & www.peugeot-sport.com