06/04/2015
•Líder na produção de pneus cria novo segmento de mercado
•O NearContact da Continental oferece baixo ruído e baixa resistência ao rolamento
•Aplicação especial de montagem adapta-se a pneus com diâmetros maiores
•Matérias-primas naturais facilitam compostagem
•São lançados hoje no mercado cinco tamanhos para veículos compactos e sub-compactos
A Continental fornece um novo pneu de Verão para o segmento de compactos e sub-compactos – o NearContact. O novo pneu foi especialmente desenvolvido para utilização urbana e apresenta uma resistência ao rolamento muito baixa e, especialmente, um baixo nível de ruído quando o pneu está em contacto com a estrada.“Com este último desenvolvimento estamos a criar um novo segmento de mercado para ‘pneus citadinos’ concebidos para condutores que fazem a maior parte dos seus percursos no centro da cidade e em distâncias curtas,” explica o engenheiro de desenvolvimento da Continental, Dr. Ivan Eydea. “Tendo isto em mente, também equipámos este pneu com paredes laterais bastante sólidas, para que possa resistir facilmente ao contacto com a berma ao estacionar no centro da cidade ou quando paramos à porta da escola para ir buscar as crianças.”
Para manter a resistência ao rolamento em valores mínimos neste novo pneu, a Continental optou pelo conceito conhecido como “alto e estreito”, o que permitiu que os responsáveis pelo desenvolvimento do pneu explorassem os benefícios sistémicos oferecidos pelos pneus altos e estreitos para reduzir sua resistência ao rolamento. “Esta é a explicação para o facto de só oferecermos o NearContact em três tamanhos: 17, 18 e 19 polegadas”, diz Eydea. “Mas, para permitir que possam ser instalados e também em carros mais pequenos como Hyundai i10 ou o VW Polo, o NearContact tem um kit universal de suspensão elevada universal fácil de instalar, que desenvolvemos e que toda a gente pode adaptar ao seu carro. O preço do conjunto – pneu e kit de montagem - não deverá exceder os 130 euros.”
Para além da resistência ao rolamento bastante baixa – que é 33,3% inferior à dos pneus normais–Eydea revela outras vantagens para os condutores: “Graças à aplicação de montagem, os carros ficarão 20 cm mais altos, o que permitirá ao condutor ter uma melhor perspetiva da estrada, tal como se estivessem num SUV; isto faz com que entrar e sair seja muito mais confortável.”
O novo NearContact também oferece excelente economia de combustível, mas isto não é tudo: quando a sua vida útil termina, este pneu pode ser simplesmente colocado na pilha de compostagem. “Fazemos estes apenas com materiais vegetais,” confirma o Dr. Eydea. “Isto significa que podem ir para compostagem ou ser cortados e queimados na sua lareira. Quando a vida útil do pneu é excedida, um chip especial colocado no pneu e ligado a uma app enviar uma mensagem de texto ao condutor dizendo ‘O pneu está pronto para ser eliminado de uma forma amiga do ambiente’.”
Como este pneu foi concebido exclusivamente para utilização no centro da cidade, os engenheiros responsáveis conseguiram também baixar a velocidade máxima. A velocidade máxima recomendada para o NearContact está fixada em 70 km/h e é por isso que ele apresenta o indicador de velocidade “E”. A Continental optou por esta gama de baixa velocidade para ajudar a reduzir o risco de acidentes na condução urbana. E para garantir que este pneu de Verão pode servir para um passeio ocasional durante o Inverno, também inclui o símbolo M+S. Está a ser produzido um autocolante com a inscrição “Pneu Citadino – Velocidade Máxima 70 km/h” que, de acordo com a legislação rodoviária, deverá ser colocado no campo de visão do condutor.
Gama de Tamanhos:135/80 R 17 E, 145/75 R 17 E (modelo de largura alternativa), 165/75 R 18 E, 175/75 R 18 E, 125/55 R 19 (opção para mínima resistência ao rolamento)