Estado da encomenda x
Fazer logoff

308800562

Concept PEUGEOT Quartz, o crossover extraordinário para sensações excepcionais

23/09/2014

Desde 2009 que a marca afirma a sua liderança em matéria de crossovers. Com o concept-car Quartz, renova a visão deste segmento. Este estudo combina a expressão exacerbada de uma nova geração de modelos SUV e o universo das versões de maior performance da marca. A implementação de códigos desportivos é inédita, quer no exterior, quer no habitáculo, graças ao um design espectacular e aos materiais inovadores empregues: pedra de basalto, têxteis obtidos por tecelagem digital e couros «chinés»...
O Quartz integra um i-Cockpit totalmente direccionado para o condutor, a partir do qual se permite o controlo dos 500 cv da mecânica desenvolvida pela Peugeot Sport, que também é responsável pelas ligações ao solo.
O crossover ultra-desportivo
O Peugeot Quartz expressa o seu estilo desportivo, robusto e poderoso logo à primeira vista. Consegue fundir o design de um SUV com a célula de uma berlina, dando-lhe um visual esculpido.
As suas qualidades para transmitir as sensações da estrada, revelam-se logo desde a secção frontal, com uma largura de 2,06 m e através dos grandes pneus de 305 mm. Para uma eficiência optimizada, as diferentes funções de iluminação consistem de módulos ópticos LED. Estes projectores sem vidro são realçados por uma guia de luz que, nas laterais, se extrai da carroçaria cortando o fluxo de ar. O leão surge colocado no centro da grelha, destacando-se por um padrão quadriculado que evolui dependendo da posição do observador.
No perfil, as linhas alongadas expressam toda a dinâmica do concept. As jantes estruturadas em alumínio de 23 polegadas, com pneumáticos Continental, inserem-se nos arcos de roda de curvatura generosa. As projecções são extremamente curtas de modo a que os 4,50 m de comprimento máximo, sejam totalmente dedicados aos passageiros. No entanto, a mecânica ocupa um lugar especial debaixo de um longo capot, dotado de aberturas que facilitam a entrada de ar. Os apoios retrácteis electricamente integram-se num flanco, em que o trabalho estilístico se inspira na indústria têxtil, com os vincos de design que fixam de uma forma tensa o material à estrutura do carro, destacando aos arcos das rodas.
A parte superior do habitáculo parece constituir-se apenas de uma única peça, na qual estão esculpidas as diferentes funções. Os arcos em metal selam a zona vidrada de policarbonato à carroçaria, esta última esculpida com linhas e ângulos marcantes, particularmente precisos, captando a luz. Assinam, também, a silhueta do veículo dando um aspecto mineral ao conjunto.
No percurso rumo aos guarda-lamas traseiros, o tejadilho vidrado termina em dois «spoilers» de apoio aerodinâmico. Estes surgem dispostos num eixo de corte rectilíneo, marcando a divisão entre os dois tons do Quartz: mineral cinza na parte frontal, inspirado em cristal de rocha, e preto matte na traseira, sublinhado por pormenores em vermelho.
A precisão dada a cada elemento enfatiza a eficiência do Quartz. Assim, os raios das jantes de 23 polegadas são suficientemente finos para garantirem a resistência mínima permitida pelas características dos materiais, sendo cobertas por «flaps» em material compósito. Para além da sua função estética, estes optimizam o fluxo de ar e o arrefecimento dos travões, através das aberturas de ventilação, garantindo a sua resistência térmica.
Uma mecânica desportiva
O design e a forma como é esculpido o estilo do concept Quartz, requer uma mecânica excepcional. Desenvolvendo uma potência total de 500 cv, a cadeia de tracção full-hybrid plug-in é composta por um motor térmico e dois motores eléctricos. Sob o capot, que ostenta uma provocadora abertura, esconde-se o motor 1.6 THP 270 desenvolvido pela Peugeot Sport. Acoplado a uma transmissão automática de seis velocidades, este motor a gasolina de quatro cilindros desenvolve um binário de 330 Nm e uma potência específica de quase 170 cv/l, estando entre as melhores do mundo. Adicionalmente, é alimentado por um motor eléctrico de 85 kW de carga directa, o qual carrega a bateria de 400 V nas fases de desaceleração e auxilia o motor térmico nas passagens de caixa. Sob o eixo traseiro opera, igualmente, um outro bloco eléctrico de 85 kW para a propulsão do veículo, também participando da recarga da bateria. Um ESP específico gere a distribuição da travagem pelas quatro rodas, tanto em termos de estabilidade do veículo como na gestão optimizada do nível de carga da bateria.
Este conjunto disponibiliza três modos ao condutor. No modo ZEV, o veículo pode viajar até 50 km apenas com energia eléctrica graças a bateria recarregável. No modo «Route», os motores térmicos e eléctricos trabalham em conjunto para promover a agradabilidade de rolamento e a carga máxima da bateria durante as desacelerações. Finalmente, o modo «Race» combina os três motores para tirar todo o partido do chassis e ligações ao solo com diferencial mecânico de deslizamento limitado. Assim, esta arquitectura permite distribuir o binário entre as rodas, tendo em conta a aderência de cada uma delas.
Para explorar plenamente este motor, o Quartz está equipado com uma estrutura de suspensão dianteira McPherson específica e com um trem traseiro multi-link, que suporta um dos motores eléctricos. A suspensão pneumática faz variar, de modo automático, a distância ao solo entre os 300 e os 350 mm. Esta função é controlada por um sistema de leitura óptica da estrada, através de câmaras ligadas ao sistema de navegação, permitindo antecipar as evoluções do piso.
O concept Quartz oferece sensações excepcionais, performance e uma condução precisa, reunindo assim um prazer incomparável atrás do volante. Com o Quartz, a Peugeot desvenda uma nova expressão da desportividade ao nível de um topo de gama.
20 of 1440 News