26/06/2014
DEBAIXO DE CALOR, DUAS PARAGENS PARA MUDANÇA DE PNEUS PROVOU SER A FÓRMULA VENCEDORA NA ÁUSTRIA
TÁTICAS DE CORRIDA AJUDAM A MERCEDES A PASSAR A WILLIAMS
SIMULAÇÕES DE PRE- CORRIDA COM ESTRATÉGIAS EM LINHA
A estratégia de corrida, foi a chave para a vitória do piloto Nico Rosberg, em Mercedes, no grande prémio da Áustria, que largou da terceira posição da grelha de partida. O Alemão começou atrás de ambos os pilotos da Williams, mas parou nas boxes antes deles, maximizando o benefício dos novos pneus – manobra conhecida como “Undercut”, obtendo a liderança da corrida na primeira ronda de “Pit Stops”.
O companheiro de equipe de Rosberg, Lewis Hamilton utilizou a mesma estratégia, mas foi mais eficaz. Hamilton, iniciou a corrida com os P Zero Vermelho (Supermacios), e completou a corrida com mais duas paragens, em ambas utilizou os P Zero Amarelo (Macios), terminando a prova a apenas 1,9 segundos atrás do seu companheiro de equipe, mesmo partindo da nona posição da grelha. Ambos os pilotos lutaram no final da corrida, com Valtteri Bottas a conquistar o seu primeiro pódio a oito segundos do líder.
Sergio Perez (Force India), começou na 15ª Posição da grelha com pneus macios, trocando novamente para macios na volta 29, para realizar um rápido turno final, montou o composto supermacio. Esta tática foi contrária à maioria dos pilotos, obtendo o sexto lugar final.
Apesar da temperatura da pista registar valores acima de 40º centígrados, os dois pilotos da Marussia, Jules Bianchi e Max Chilton,como assim, Kamui Kobayashi (Caterham), terminaram a corrida com apenas uma mudança de pneus.
Paul Hembery (Responsável da Pirelli Motorsport), disse: “ Hoje, o desempenho dos pneus foi muito em linha com as nossas expetativas, apesar das condições mais quentes. Como resultado disso, a degradação foi um pouco maior do que prevíamos e foi uma corrida simples de duas paragens, com uma paragem apenas para poucas equipes, embora um pouco ambicioso demais… ”. Vimos um grande prémio emocionante, onde a estratégia de pneus foi muito importante, e claro, é sempre bom ver uma cara nova no pódio. Parabéns ao Valtteri e à Williams, bem como à Mercedes, pelo excelente desempenho durante o fim de semana”.
Os melhores tempos e respetivo composto:
MACIO SUPER MACIO INTERMÉDIO CHUVA
1.º HAM- 1m 12.217s PER- 1m12.142s N/A N/A
2.º BOT -1m 12.581s BUT – 1m12.858s N/A N/A
3.º MAS – 1m 12.586s MAL – 1m13.187s N/A N/A
Os maiores turnos(n.º de voltas), com os mesmos pneus:
MACIO 57 Voltas K Kobayashi
SUPERMACIO 37 Voltas M Chilton
Previsões:
A nossa previsão era de uma estratégia com duas mudanças de pneus, inicio com super macio até à volta 13, a seguir macio e novamente macio na volta 42. Rosberg parou um pouco mais cedo que a previsão, nas voltas 11 e 40, mas seguiu a mesma estratégia.