Pressão do Pneu

A maioria dos motoristas sabem que a pressão de ar do pneu deve ser verificada regularmente. Mas, por que? Aqui você vai encontrar todas as informações sobre:

Tabela de Pressão de Ar dos Pneus

Pneus defeituosos em geral são resultado da pressão incorreta de ar. Isso afeta também a segurança do motorista, uma vez que pouco ar nos pneus estende as distâncias de paragem e pode prejudicar o desempenho da condução em Aquaplanagens. Além disso, o pneu fica superaquecido e, por isso, pode deformar-se e ficar danificado.

Outro fator crucial é a influência no consumo de combustível, visto que uma pressão baixa de ar afeta a resistência de rolamento dos pneus, o que aumenta os custos com combustível. Por outro lado, selecionar uma pressão de ar superior a fim de economizar com combustível também não é uma boa ideia. Isso resulta em uma menor aderência e um desgaste muito mais rápido. A pressão elevada dos pneus só é recomendada quando a carga do veículo for consideravelmente aumentada (por exemplo, para tirar férias com a família e transportar um número grande de malas).


Aqui você vai encontrar uma Tabela de Pressão do Pneu: Continental Pressão do Pneu

Tabela de Pressão de Pneus Continental

Extrato da Tabela de Pressão de Pneus Continental

Qual a pressão correta dos pneus?

Mas, afinal, qual é a pressão de ar correta? A pressão de ar correta é especificada pelo fabricante do veículo e pode ser encontrada em seus documentos ou através de uma tabela de pressão de pneus. Geralmente ela também pode ser encontrada em um adesivo que fica nas portas do veículo. Se houver uma barra de 2.5, esta não é uma pressão absoluta, mas a pressão relativa à pressão do ambiente. Em último caso, tem-se cerca de 1 barra, resultando em uma pressão de pneu absoluta de 3.5 barras. Porém, a maioria dos medidores de pressão de pneus de estações de postos de gasolina geralmente mostram a pressão de ar relativa. Se você precisar de 2.5 barras, essa também é a pressão correta para medir e preencher. Verifique a pressão quando o pneu estiver frio, como, por exemplo, após cerca de 10 km em tráfego urbano.

Carros modernos são equipados com Sistema de monitoramento da pressão de pneus (TPMS). Checar a pressão de ar não é mais necessário uma vez que os desvios são comunicados eletronicamente através do sistema a bordo. O sistema de monitoramento da pressão de pneus é exigido por lei para todos os novos automóveis de passageiros. A pressão de ar é medida através de um sensor em cada roda. Para o motorista, esse sistema traz custos adicionais por conta do preço desses sensores automáticos e também pela troca de pneus, que está mais cara atualmente. Por outro lado, o sistema de monitoramento da pressão de pneus oferece muito mais segurança ao motorista.

Medição da Pressão dos Pneus

Medição da Pressão do Pneu

© blue studios gmbh

Válvulas do Pneu

É indicado verificar a pressão do pneu do veículo com certa regularidade. Desta forma, danos ao pneu podem ser evitados, uma vez que o pneu pode ficar vulnerável com uma pressão de ar baixa. Se você tiver que reenchê-lo de ar a cada mês ou algumas semanas, é preciso verificar também as válvulas do pneu, pois elas podem ficar defeituosas. De qualquer forma, as válvulas serão substituídas a cada troca de pneu, procedimento que leva apenas alguns segundos. Geralmente as válvulas são de borracha, sendo também chamadas de "válvulas snap-in".

As válvulas de metal são usadas em combinação com as rodas de liga leve. São mais caras, mas muito mais agradáveis aos olhos. Certifique-se de que a tampa está devidamente parafusada nas válvulas para que não entre poeira ou sujeira - isso reduz a vida útil das válvulas de pneu, que são em geral fabricadas para durarem até quatro anos.

Gás do Pneu

Já te ofereceram o enchimento de seus pneus com gás ao invés de ar? Muitos estabelecimentos oferecem esta opção e cada vez mais motoristas se perguntam: Isso é eficaz? Isso supostamente te poupa de verificar a pressão do ar, pois nada pode escapar. Resolver ousar e tirar os óculos coloridos do mercado não irá trazer benefícios ao consumidor. Mas, o que é gás de pneu?

O gás de pneu é um nitrogênio volatilizado e não tão ágil. O ar consiste em cerca de 78% de nitrogênio, mas não escapa tão fácil de um pneu intacto. Se um pneu estiver danificado, o gás de pneu não irá ajudar em nada e a danificação poderá ser detectada ao checar a pressão de ar - que é também, portanto, necessária mesmo quando os pneus estiverem preenchidos com gás.

Há algumas vantagens encontradas no gás de pneu, mas que não se aplicam aos motoristas: O oxigênio contido no ar pode amenizar em casos de incêndio no pneu ou rápida oxidação - mas somente em pressões muito altas. O gás de pneu tem um papel importante no automobilismo, usados em aeronaves e transportes mais pesados, mas não para carros ou motocicletas. Então, é melhor poupar-se dos custos com o enchimento de gás.

Subir

O preço inclui embalagem, custo de transporte e IVA para Portugal continental.

pneucity.com - uma oferta por Delticom AG