Troca de pneus

Os pneus de um veículo devem sempre estar de acordo com as condições climáticas para garantir segurança e facilitar a condução do motorista. (distância de paragem, eficiência do combustível). Por essa razão, os pneus devem ser trocados a cada seis meses, alternando entre os pneus de verão e inverno. Regra geral: Pneus de inverno de O a E (entre outubro e a Páscoa).

Independentemente se você decidiu trocar seus pneus por conta própria ou irá levá-los até uma oficina de confiança, aqui você vai encontrar informações importantes para ajudá-lo com isso:

Instalação do pneu: Ao que preciso atentar-me?

Troca da roda completa

Trocando a roda completa

© lisafx Istock

Todo motorista que se preze deve efetuar a troca dos pneus regularmente. A troca dos pneus é um procedimento simples que irá retirar os pneus antigos dos aros e substituí-los pelos pneus novos. No entato, este procedimento só pode ser feito em oficinas, uma vez que necessitam de equipamentos especiais. Nossas montadoras de pneus utilizam dos mesmos recursos tecnológicos e estão disponíveis para efetuar a troca dos pneus de seu veículo. Trocar rodas já é bem mais fácil e qualquer pessoa pode fazer isso rapidamente com a ajuda de um macaco e uma chave de torque. Será necessário seguir os seguintes passos:

  1. Engate a primeira marcha e puxe o freio de mão.
  2. Afrouxe as porcas das rodas transversalmente.
  3. Eleve o veículo com a ajuda do macaco.
  4. Retire completamente as porcas das rodas.
  5. Tire a roda do eixo e coloque-a embaixo do carro.
  6. Ponha a nova roda no eixo.
  7. Recolha a roda antiga que está embaixo do carro.
  8. Abaixe o veículo.
  9. Aperte as porcas da nova roda transversalmente.

Ao colocar as novas rodas sempre mantenha a direção de rolamento do pneu e a rotação correta em mente (use uma chave de torque!). Além disso, você também deve mudar as rodas de posição (na próxima troca, instale os pneus frontais na parte traseira e vice-versa). Verifique a pressão de ar no posto de gasoline mais próximo e aperte as porcas das rodas, se necessário. E pronto! As rodas foram trocadas com sucesso!

Verificando a condição do pneu

A troca de um pneu ou de uma roda pode ser necessário devido a vários fatores. Em primeiro lugar, nem todos os motoristas utilizam pneus para todas as estações e, portanto, precisam trocar seus pneus pelo menos duas vezes ao ano. Você deve verificar previamente se os pneus ainda possuem a profundidade de piso mínima de 1.6 mm. Se o resultado for negativo, você pode adquirir seu novo conjunto de pneus na pneucity.com, de maneira rápida e prática. A idade do pneu também conta pontos na hora de analisar sua condição, como por exemplo o número DOT localizado na lateral do pneu que indica a semana e o ano de fabricação. Após oito anos, o pneu deve ser eliminado e substituído, mesmo se a banda de rolagem ainda estiver em bom estado. O composto de borracha do pneu não foi feito para durar para sempre!

Custa troca de pneus

Quanto custa uma troca de pneus? A pneucity.com, em colaboração com suas oficinas parceiras espalhadas por toda a Europa, dispõem de dezenas de montadoras parceiras. Só na Europa temos mais de 40.000 oficinas parceiras. Uma média de preços para a troca de um pneu / roda foi elaborada com base na data atual:

  • Custo Ø para troca de roda: 1,50 € por roda
  • Custo Ø para troca de pneu / instalação do pneu: 12,58 € por pneu

Ao trocar os pneus você deve ter em mente que as oficinas podem cobrar taxas adicionais para efetuar a calibragem de pneus ou por válvulas novas. O preço exato a ser pago pelo serviço deverá ser discutido diretamente com a oficina em questão.

Instalação do Pneu

Embora os pacotes de roda e pneu sejam uma alternativa conveniente, muitos motoristas ainda decidem trocar seus pneus em oficinas duas vezes ao ano, uma vez que a instlação do pneu nao é realizável em casa devido a falta de equipamentos necessários para a troca. Especialistas não têm só as ferramentas certas para efetuar a troca, mas sabem exatamente como manusear pneus UHP ou runflat. Até mesmo rodas completas necessitam ser trocadas após alguns anos, geralmente quando os pneus já estiverem desgastados ou, ainda mais cedo, em casos de danos ou defeitos no pneu.

Tudo sobre a Instalação de Pneus

Com a ajuda de uma máquina trocadora de pneus com suporte de montagem e disjuntor um pneu pode ser desmontado e recolocado no aro posteriormente. Confira o passos a passo:

    • Afrouxe o núcleo da válvula
    • Esvazie o pneu
    • Descomprima o talão do pneu
    • Coloque o aro centralizado na máquina
    • Desmonte os contra-pesos
    • Customize o suporte de monragem ao tamanho do aro
    • Gire os talões do pneu
    • Insira a nova válvula
Montagem de pneu com a ajuda de uma máquina

Montagem de pneu no aro

© Kadmy FOTOLIA

É importante que o novo pneu seja apropriado para o aro. Isso pode ser checado nos documentos do veículo. Deve ser checada a idade do pneu, bem como se o mesmo encontra-se danificado. Além disso, uma profundidade de piso mínima de 1.6 mm é exigida por lei. Mas, mesmo que a profundidade de piso marque 3 mm, o melhor é mesmo comprar um novo pneu - como, por exemplo, os pneus da pneucity.com. Você pode visitar um de nossos postos de serviço para efetuar a instalação dos pneus ou também como endereço de recebimento de sua encomenda.

Subir

O preço inclui embalagem, custo de transporte e IVA para Portugal continental.

pneucity.com - uma oferta por Delticom AG