Banda de rodagem do pneu

Enormes diferenças podem ser observadas entre as bandas de rodagem, seja ao comparar pneus de inverno com os de verão ou ao comparar as bandas de rodagem de diferentes fabricantes. Saiba tudo sobre as bandas de rodagem do pneu:

Comparação dos padrões de pneus de inverno e verão

Você já observou a banda de rodagem de seu pneu? É extremamente recomendável que você faça isso de tempos em tempos, uma vez que uma profundidade mínima de piso de 1.6 mm é exigida por lei. Se ela estiver baixa, você estará cometendo uma infração e colocando em risco sua vida e a vida de outros motoristas, uma vez que a banda de rodagem do pneu influencia na condução. As bandas de rodagem são adaptadas às condições climáticas do verão e do inverno e, portanto, os pneus de verão apresentam diferenças em relação aos pneus de inverno.

Pneus de verão para tempo chuvoso e seco

No verão, as ruas ficam molhadas ou secas e geralmente as temperaturas passam dos 10 graus positivos. O pneu de verão apresenta outros desafios, visto que o composto de borracha de um pneu de verão é mais rígido e o padrão de sua banda de rodagem apresenta várias ranhuras longitudinais, através das quais a água das pistas molhadas é coletada e transportadas para fora dos pneus por meio das ranhuras transversais. Desta forma, o risco de aquaplanagem será reduzido.

Pneus de inverno para neve e gelo

Pneus de inverno são mais macios e seu composto de borracha permanece flexível até em baixas temperaturas. Além disso, os blocos do piso possuem centenas de pequenas incisões, que são chamadas de \x{2018}'sipes'' e são ideais para neve e gelo. Isso melhora a tração e reduz a distância de travagem, que também é influenciada pela profundidade de piso. Especialistas recomendam a troca de pneu quando a profundidade de piso estiver em 3 (pneus de verão) ou 4 mm. Você pode encontrar novos pneus a qualquer momento acessando pneucity.com.

Comparação da banda de rodagem dos pneus de verão e inverno

Comparação da banda de rodagem de pneus de verão (esquerda) e inverno (direita)

© algre FOTOLIA

Minimum Tyre Tread Depth of Summer and Winter Tyres

A profundidade de piso mínima do pneu em muitos países é de 1.6 mm. Este não é só um número, e sim exigido por lei. Especialistas acreditam que essa profundidade mínima, no entanto, é muito baixa, recomendando sempre um mínimo de 4 mm para pneus de inverno e 3 mm para pneus de verão. Mas, como posso fazer essa medição?

Medindo a Profundidade de Piso

Grande parte dos pneus modernos já possui um indicador de desgaste. Caso seu pneu não tenha nenhum indicador, você pode medir facilmente a profundidade de piso. A borda de uma moeda tem aproximadamente 3 mm de largura \x{2013} se ela não for visível durante a verificação, significa que o perfil ainda está em boa condição. Você também pode optar pelos medidores de profundidade de piso, que estão disponíveis na versão mecânica ou digital e oferecem resultados muito mais precisos.

Profissionais de oficinas usam a chamada triangulação a laser para medir a profundidade de piso de todo o pneu. Este equipamento é posto ao chão e então o veículo precisa deslizar sobre ele para que ele possa calcular os resultados. Até mesmo as configurações de divergência/convergência (TOE) e cambagem (camber) podem ser verificadas através deste método. Uma profundidade de piso suficiente não é só útil para cumprir exigências legais, mas traz maior segurança ao motorista. Ao dirigir em pistas molhadas, a água então é coletada através das ranhuras e transportadas para fora do pneu, evitando a aquaplanagem. Se o pneu estiver desgastado, a tração diminuirá visivelmente sua eficácia. Portanto, verifique a profundidade de piso do seu pneu regularmente e, se necessário, faça sua pesquisa e adquira novos pneus a qualquer momento acessando pneucity.com.

Subir

O preço inclui embalagem, custo de transporte e IVA para Portugal continental.
p

pneucity.com - uma oferta por Delticom AG