Rotulagem dos Pneus

Como posso identificar o tamanho de meus pneus? Em quais índices preciso prestar atenção na hora da compra dos pneus? São perguntas clássicas que muitos motoristas se perguntam na hora de comprar novos pneus para seus veículos.

Aqui você vai encontrar uma visão geral sobre todos os pontos importantes relacionados à compra de pneus novos:

Rotulagem de pneu: Índice de velocidade, índice de carga e largura do pneu

Pneus são geralmente etiquetados com informações específicas. A rotulagem do pneu é padronizada e, entre outras coisas, indica o índice de velocidade, a marca, o tamanho do pneu e a data de fabricação (número DOT). Entretanto, somente algumas informações são legíveis, sendo as demais informações codificadas de várias maneiras. A Pneucity.com irá explicar como podem ser lidas as informações mais importantes da rotulagem dos pneus.

Explicação sobre o Tamanho do Pneu

As informações sobre o tamanho de um pneu estão geralmente ocultadas por trás de uma combinação de letras e números, tal como 175/60 R15. O primeiro número refere-se à largura do pneu em milímetros seguida da banda de rodagem do pneu, bem como uma relação percentual da largura para calcular a altura do pneu. Neste exemplo, 60% de 175 mm são 105 mm. A letra R indica um pneu radial e no final da rotulagem você irá encontrar o diâmetro da roda em polegadas, o que corresponde ao tamanho do aro mais apropriado para o pneu em questão.

\x{201c}Rotulagem

Índice de carga e velocidade

As informações sobre o tamanho do pneu são geralmente complementadas por outros valores, tais como 91V. O índice de cara do pneu especifica a capacidade de carga dos pneus, sendo que a classificação de carga do pneu só pode ser decifrada com o uso de uma tabela - pegando o exemplo acima, para 91 seria 615 kg. O índice de velocidade também é codificado, mas em letras. A presença de um "V" indica uma velocidade máxima de 240 km/h (150 mph). Já 300 km/h (186 mph) só são permitidos quando o pneu está na categoria de velocidade "Y".

A rotulagem de pneus inclui outras informações, tais como o número DOT na forma de um código de quatro dígitos, que é a data de fabricação do pneu. Os primeiros dois dígitos indicam a semana, seguidos dos outros dois dígitos indicadores do ano. Um pneu com o número DOT 2412, por exemplo, foi produzido na 24º semana de 2012. Existem ainda algumas siglas especiais na rotulagem dos pneus, tais como M + S, que indica que o pneu é apropriado para pistas com lama ou neve, CP, que refere-se aos pneus de caravana, XL para indicar pneus reforçados e R ou RF para pneus manipulados e tratados.

Índice de Velocidade

Max.
Índice de Velocidade

G 90 km/h
J 100 km/h
K 110 km/h
L 120 km/h
M 130 km/h
N 140 km/h
P 150 km/h
Q 160 km/h
R 170 km/h
S 180 km/h
T 190 km/h
H 210 km/h
V 240 km/h
W 270 km/h
Y 300 km/h
VR > 210 km/h
ZR > 240 km/h

Número DOT / Idade dos Pneus / Data de Fabricação dos Pneus

Ao comprar pneus você deve prestar atenção no número DOT! Pneus que têm mais de 5 anos de existência não são recomendados. Além da profundidade de piso, a idade do pneu influencia e muito em seu desempenho. Mesmo se o pneu não tiver sido usado ou tiver sido bem armazenado, seu uso não é recomendável, visto que processos físicos e químicos envelhecem o pneu, deixando-o inapropriado pra uso. Mas, como a idade do pneu pode ser reconhecida? A data de fabricação do pneu pode ser encontrada em sua lateral - através do então chamado número DOT. Para quem não sabe, DOT é a abreviação de uma sigla americana que significa "Department of Transportation (Departamento de Transporte)".

O número DOT têm quatro dígitos. Os primeiros dois dígitos indicam a semana em que o pneu foi produzido, como por exemplo: 32. O ano de produção vem logo em seguida. Se pegarmos então o exemplo de 3214, significa que o pneu foi produzido na 32º semana de 2014. Se o pneu for armazenado em ambiente seco e escuro, poderá ser classificado como pneu novo até 2016.

Estrutura / Corte Transversal do Pneu

Ao contrário dos pneus de bicicletas, os pneus de carro apresentam um tubo que consiste em diferentes camadas e um corte transversal. A camada mais externa é a banda de rodagem do pneu, que geralmente é perfilada e deve assegurar o melhor desempenho do pneu na estrada. Muitos compostos da banda de rodagem dispõem de um elevado índice de sílica e promovem uma aderência bastante eficaz. Esses pneus não só precisam adaptar-se bem a variação de temperaturas predominantes, mas também às condições da estrada.

Sua subestrutura é chamada de carcaça e em geral apresenta multicamadas, sendo construída diferentemente de acordo com cada tipo de pneu. Os pneus cross-ply possuem camadas cruzadas na diagonal, enquanto que em pneus radiais há um direcionamento mais direto. Esses pneus também são chamados de pneus de estrutura diagonal/cruzada. A carcaça é protegida de danos pela banda de rodagem e a pela parede lateral do pneu. Um outro componente importante da estrutura deste pneu são os fios de aço que conectam o pneu ao aro. No interior de cada pneu há uma camada de borracha para isolamento, evitando assim que o ar escape com facilidade.

\x{201c}larguraAltura, largura e corte transversal do pneu

Largura do pneu e largura do aro

Quando o assunto é a largura correta do pneu ou o tamanho de aro correspondente muitos motoristas ficam bastante confusos. Isso se deve ao fato de que os tamanhos são um tanto confusos e pode ser complicado fazer a melhor escolha sem o devido entendimento. Peguemos as dadas dimensões do pneu 195/65 R15 91H, por exemplo. Para os aros ficará da seguinte forma 7J x 17 H2 ET38, 5x112 LK. É praticamente impossível de adivinhar se essas duas partes encaixarão ou não, mas isso basicamente não é tão difícil se você souber o significado das letras e números.

Tamanho do Pneu

Um pneu 195/65 R15 91H tem uma largura de 195 mm, que é indicado pelo primeiro dígito. Além disso, seu diâmetro é de 15 polegadas - este também é o tamanho do aro no qual o pneu será montado. Sendo assim, você já sabe os dois valores importantes que serão cruciais para a escolha do tamanho do aro correto para o pneu.

Tamanho do Aro

A rotulagem do aro também indica primeiramente a largura. No exemplo 7J x 17 H2 ET38, 5x112 LK dá um total de 7 polegadas. É preciso saber que um aro desta largura encaixa em um pneu de 195 a 225 mm de largura, sendo a largura ideal entre 205 e 215 mm. O diâmetro de 17 polegadas do aro é dado com base no "Y" para o pneu do rebordo do aro e "x" para aros sólidos. Sendo assim, este aro não é apropriado para um pneu 195/65 R15 91H.

Além dos requerimentos técnicos, há especificações do fabricante do veículo. Você encontrará em seus documentos os tamanhos de pneus e aros permitidos. Sob solicitação, há também um documento chamado COC que contém outros tamanhos disponíveis.

Subir

O preço inclui embalagem, custo de transporte e IVA para Portugal continental.

pneucity.com - uma oferta por Delticom AG
\n