Lavagem exterior do carro

Os carros estão expostos às condições climatéricas e aos elementos durante todo o ano. Enquanto no inverno o sal e lama da estrada deixam para trás uma película de sujidade na pintura, rodas e componentes de plástico, a radiação UV e os insetos atormentam o veículo no verão. A regular manutenção do carro permite que ele fique nova e rapidamente a brilhar e também contribui para a retenção do valor. Há algumas coisas que vale a pena observar em relação a este aspeto, e gostaríamos de abordá-las neste site. Quer seja uma limpeza primaveril ou uma lavagem semanal, aqui iremos fornecer-lhe dicas para as lavagens do carro e para a limpeza do chassis e do motor.

Lavagem do carro

Dado que a maioria das cidades e municípios não é permitido lavar um carro no exterior, geralmente uma lavagem automática constitui a única forma de limpar o carro. Numa lavagem automática, o condutor permanece sentado no veículo, o qual é depois conduzido por um corredor onde é lavado. Quer escolha uma lavagem automática ou lavá-lo você mesmo, feche todos os vidros e se necessário o teto de abrir, para impedir que a água danifique o interior. Se possível, os espelhos retrovisores exteriores devem ser rebatidos e a antena desaparafusada. Os descapotáveis devem evitar as lavagens automáticas e ao invés escolher uma lavagem manual mais gentil.

Na primavera recomenda-se uma lavagem total, a qual liberte minuciosamente todos os resíduos acumulados durante o inverno. Isto inclui uma primeira pré-lavagem na qual a sujidade nas jantes e armação das rodas é removida. Após isto é altura de lavar o chassis, porque a lama e o sal da estrada fixaram-se tenazmente aqui. Trate da preservação do seu carro com vedantes para a pintura. Uma limpeza interior conclui a limpeza primaveril.

No verão há o perigo de os insetos, resina e raios UV se transformarem em danificadores da pintura. Lave estes depósitos o mais rapidamente possível, para que a tinta não fique irreparavelmente danificada ou adquira pedaços baços. Se possível, espere pelo mau tempo para se dirigir para a lavagem automática. Num dia de chuva, as secreções das árvores no carro são absorvidas e portanto mais fáceis de remover. Incidentalmente, as lavagens automáticas com tecidos, ao invés de escovas são mais gentis. Embora não haja riscos de arranhões, as escovas deixam para trás linhas que parecem arranhões. Na realidade, esta é outra das vantagens de lavar durante o mau tempo: a experiência demonstrou que as escovas e os tecidos estão mais limpos nesses dias. Além do mais, geralmente não tem de esperar muito por eles.

Se decidiu vedar com cera, deve remover a cera da borracha do limpa para-brisas. Após lavar o exterior, segue-se o interior. Com o decorrer do tempo desenvolve-se uma camada de sujidade no interior do para-brisas, a qual pode levar a obstruções visuais, portanto limpe o para-brisas regularmente com limpa-vidros e depois seque-o.

Limpeza do motor

Para além da normal lavagem do carro é aconselhável desempenhar uma limpeza do motor de vez em quando. Há vários motivos para fazer isto:

Se detetar a perda de óleo ou de outros líquidos do seu carro, deve descobrir qual é a causa. Para fazer isto é necessário limpar a área do motor para poder localizar o defeito. Com a limpeza do motor há algumas coisas em geral que deve ter em mente. Proceda apenas com esta limpeza quando o motor estiver frio, caso contrário, se o bloco quente do motor entrar em contacto com a água frio isto pode levar a danos avultados. Além do mais, os componentes eletrónicos, tais como a unidade de controlo, não devem entrar em contacto com a água, a fim de evitar um curto circuito.

Os condutores experientes podem fazem uma limpeza do motor sozinhos. A principal preocupação: um separador de óleo e um bom agente de limpeza. Destape o alternador e se necessário a tampa do distribuidor. De seguida polvorize o limpador de motor e deixe-o atuar durante alguns minutos. Com uma escova pode remover os depósitos, inclusive das áreas de mais difícil acesso. Com um limpador de alta-pressão (coloque-o na pressão mínima!) a sujidade solta é enxaguada - contudo não deve utilizá-lo em componentes eletrónicos - e depois o motor deve ser deixado a secar adequadamente. Geralmente pode encontrar um separador de óleo em locais especiais de lavagem para carros - enquanto a limpeza do motor na sua propriedade ou na rua é proibida: alguns fabricantes de carros proíbem a limpeza do motor com um limpador de vapor de alta pressão - sob ameaça de perda da garantia.

Se quiser jogar pelo seguro, deixe a limpeza do motor para um profissional que se especializa nisso. Caso contrário o motor pode deixar de arrancar, ou não funcionar adequadamente. Outra (de certa forma mais dispendiosa) alternativa é limpar com gelo seco, a qual exclui os danos causados pela água. Além disso, deve investir alguns euros num vedante de motor (que não seja cera). Este não tem efeitos visuais, mas protege o motor da humidade no interior.

Limpeza do chassis

Quando conduzem para a lavagem automática, a questão da opção correta surge para muitos condutores. A manutenção básica é o suficiente, ou o chassis também deve ser limpo? Como regra geral apenas a superfície visível necessita ser limpa - uma vez por mês, mais frequentemente no inverno se necessário.

Contudo, particularmente nas alturas mais frias do ano, os resíduos de sal da estrada acumulam-se no chassis e isto pode afetar o material. Neste caso, a lavagem do chassis é particularmente pertinente. Contudo, isto também pode causar danos e deve ser efetuada manualmente.

Numa lavagem automática, o vapor é pulverizado contra o chassis com alta pressão. Este pode entrar nas partes mecânicas ou eletrónicas, e o carro pode deixar de funcionar. Isto deve ser evitado a todo o custo. Além do mais, no inverno a água que contém sal encoraja a corrosão. Se um profissional limpar o chassis, ele também pode verificar se tem defeitos, o que é recomendado particularmente em veículos em segunda mão.

O clima chuvoso é geralmente mais conveniente e a oportunidade mais gentil para a limpeza do chassis, dado que a água limpa o carro. Para além disso, muitas vezes é suficiente limpar a parte inferior do carro cuidadosamente duas ou três vezes por ano.

O preço inclui embalagem, custo de transporte e IVA para Portugal continental.
p

pneucity.com - uma oferta por Delticom AG