Informações sobre pneus

Pressão de ar

Uma pressão de ar muito baixa leva ao super-aquecimento dos pneus e causa risco de danos aos mesmos. Além disso, a baixa pressão de ar promove o desgaste dos pneus, aumenta o consumo de combustível e prejudica a estabilidade de condução. Por isso, é recomendado que, a cada 14 dias, os pneus em estado frio sejam testados quanto à sua pressão de ar. Não se esqueça do pneu reserva! Parafuse com firmeza a tampa da válvula de ar, substitua imediatamente as tampas faltantes.

Espessura da banda de rodagem

Pneus que apresentam uma espessura de 4 mm, especialmente os  mais largos, perdem enormemente a aderência ao asfalto em uma pista molhada. Os pneus podem perder o ponto de contacto com o asfalto e o veículo perde a sua dirigibilidade, bem como a sua capacidade de frenagem. Por essa razão, não deixe os pneus desgastarem-se ao limite de espessura de 1,6 mm determinados por lei. A depender da largura, pneus de Verão devem ser trocados antes de ultrapassar um mínimo entre 2 e 2,5 mm de espessura e os pneus de Inverno devem ser trocados antes de ultrapassar um mínimo de 4 mm de espessura.

Pneu de reserva

Com o uso de diferentes tipos de pneus, o desempenho do veículo deteriora-se. Por isso, em cada quatro rodas (ao menos em um eixo) devem ser utilizados pneus do mesmo tipo. Ao fazer-se a troca de pneus, é importante que o pneu reserva seja observado. Em caso de dúvidas deve-se montar os melhores pneus no eixo traseiro do veículo. Em princípio devem ser instalados somente os pneus especificados no livrete do veículo. Em toda nova montagem de pneus, novas válvulas devem ser usadas.

Envelhecimento dos pneus

Pneus envelhecem mesmo quando não são utilizados! A segurança proporcionada por pneus velhos decresce sensivelmente em comparação com pneus novos. Por esse motivo, pneus com mais de oito anos de idade não devem ser utilizados.

Pneus de Inverno

Em condições de pouca neve e lama pneus M+S apresentam melhor aderência ao asfalto em relação aos pneus de Verão. A utilização de pneus largos e de alta velocidade (para automóveis: velocidade maior que 210 km/h) no Inverno não é recomendada. Por isso, é recomendado que em áreas com grandes quantidades de neve os pneus sejam trocados por pneus de Inverno. O limite de velocidade deve ser observado e uma etiqueta com o limite de velocidade dos pneus deve ser colocada em local de fácil observação do condutor caso a velocidade limite dos mesmos seja inferior à velocidade limite do automóvel.

Estacionar sobre a berma

Um impacto forte das rodas do veículo contra a berma é perigoso. Pode levar a danos imperceptíveis no pneu que só serão percebidos posteriormente. Por isso, o condutor deve lentamente subir na berma e se possível num ángulo de 90 graus. Pneus não devem ser pressionados contra a berma nem sua superfície deve estar somente parcialmente em contacto com a berma.

Armazenamento dos pneus

A borracha envelhece mais rápido através do calor, humidade e exposição ao sol e é atacada por produtos solventes. Os pneus devem ser armazenados em ambientes secos, frescos e se possível escuros. Pneus sem jante devem ser armazenados em pé; com jantes, deitados. Evitar contacto com gasolina, óleo e gordura.

pneucity.com - uma oferta por Delticom AG